Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
‘Biocombustível permite ciclo fechado de CO₂ e reduz emissões’, diz Renato Romio, especialista do Instituto Mauá
Publicado 23/10/2025 • 14:13 | Atualizado há 4 horas
HBO Max anuncia reajuste de preços nos EUA em todos os planos a partir desta terça-feira
Trump quer R$ 1,23 bilhão do Departamento de Justiça dos EUA por investigá-lo
Lucro da Coca-Cola sobe 30% no 3º trimestre, mas CEO alerta para desaceleração nos mercados emergentes
Campanha ‘Take Back Tesla’ pede que acionistas rejeitem plano bilionário de remuneração para Musk
Mercado de IA atrai trilhões de dólares e divide investidores entre euforia e temor de bolha
Publicado 23/10/2025 • 14:13 | Atualizado há 4 horas
KEY POINTS
Chegaram a São Paulo os dois ônibus e dois caminhões da Mercedes-Benz que percorrem quase 4 mil quilômetros pelo Brasil movidos com biocombustível produzido pela BH, dentro do projeto Rota Sustentável COP30 do Sul ao Norte com Energia Renovável. O comboio partiu de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, e seguirá até Belém do Pará, sede da cúpula do clima no mês que vem.
O professor Renato Romio, responsável pela divisão de veículos do Instituto Mauá de Tecnologia, acompanha o projeto, que compara o desempenho de veículos abastecidos com diesel comum (B15) e biodiesel 100% (sem mistura de fóssil). Segundo ele, a iniciativa busca garantir que a redução de emissões de CO₂ seja real e mensurável.
“Na realidade, pelo escapamento sai o CO₂. Só que depois, quando você faz a plantação ou a pecuária para produzir a proteína, esse CO₂ é recapturado e transformado novamente em biocombustível. Ele faz um ciclo fechado, diminuindo drasticamente a emissão de CO₂. Essa é a grande vantagem do biocombustível”, explicou Romio.
O estudo, conduzido pelo Instituto Mauá, visa assegurar que os veículos realmente operem com os combustíveis propostos e que não haja mistura entre eles. “Estamos aqui para verificar, acompanhar e ver se tudo está feito de forma correta, garantindo que a redução do CO₂ de fato está acontecendo”, afirmou.
Romio destacou que o Brasil possui vantagem na transição energética em comparação à Europa. “Nosso clima e extensão territorial permitem utilizar etanol em veículos de passeio e biodiesel em veículos maiores, sem precisar investir muito dinheiro na mudança da frota. O futuro é elétrico, mas os biocombustíveis funcionam como uma ponte eficiente”, disse.
Ele também ressaltou os benefícios adicionais do biocombustível, incluindo sua aplicação em frotas híbridas e a redução de resíduos. “Se o veículo for híbrido e utilizar o biocombustível, é excelente: diminui a quantidade de CO₂ e permite usar a frota atual sem necessidade de nova produção. Mas é preciso garantir que ele seja produzido corretamente, com muita engenharia por trás, para não prejudicar a experiência do consumidor”, completou.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Casas Bahia firma parceria com Mercado Livre para ampliar alcance no e-commerce
Justiça limita venda de bens de diretor de finanças da Ambipar
Crise dos chips: setor automotivo busca governo por risco de paralisação de montadoras em todo o país
PF faz operação contra fraudes de financiamentos bancários em cooperativa de crédito
Ambipar acusa ex-diretor financeiro de instaurar crise que levou ao pedido de recuperação e fala em ‘bullying empresarial’