Wegovy, da Novo Nordisk.

CNBC Novo Nordisk oferecerá Wegovy, medicamento para perda de peso, por meio de telemedicina

Empresas & Negócios

“Clientes se conectam ao se verem representados nas mil lojas”, diz diretor do Carrefour

Publicado 11/04/2025 • 18:18 | Atualizado há 3 semanas

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • O Grupo Carrefour Brasil tem implementado programas focados em diversidade, equidade e inclusão, com destaque para a representatividade no quadro de colaboradores.
  • Em entrevista ao Radar, Claudionor Alves, diretor de Equidade Racial, Diversidade e Inclusão e Relações Institucionais, explicou a visão estratégica da empresa sobre o tema.
  • Segundo Alves, a diversidade é vista como uma estratégia para o negócio, visando atender aos 60 milhões de clientes que a empresa recebe mensalmente.

O Grupo Carrefour Brasil tem implementado programas focados em diversidade, equidade e inclusão, com destaque para a representatividade no quadro de colaboradores. Em entrevista exclusiva ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, Claudionor Alves, diretor de Equidade Racial, Diversidade e Inclusão e Relações Institucionais, explicou a visão estratégica da companhia sobre o tema.

Segundo Alves, a diversidade é encarada como parte do plano de negócios, especialmente para atender aos 60 milhões de clientes que a empresa recebe mensalmente.

“Quando os nossos clientes se veem representados nas nossas mais de mil lojas pelo país, isso conecta diretamente com eles”, afirmou o executivo.

Ações afirmativas e liderança negra

Com cerca de 130 mil colaboradores, dos quais aproximadamente 60% são negros, o Carrefour tem ampliado o foco na ascensão de pessoas negras a posições de média e alta liderança. Segundo Alves, programas afirmativos como o Poder Mulheres têm sido decisivos para esse avanço.

O objetivo do programa é capacitar 150 mulheres negras para ocuparem cargos de liderança dentro da companhia, promovendo desenvolvimento técnico e comportamental.

Presença em cargos estratégicos

A empresa também tem direcionado investimentos para aumentar a diversidade em posições estratégicas, como os cargos de gerência geral — responsáveis por áreas como gestão de pessoas, controle de estoque e performance de vendas.

“Estamos trazendo mais pessoas negras e mais mulheres para essas funções com o objetivo claro de alcançar metas de representatividade”, afirmou o diretor.

Atendimento humanizado e respeito

Alves destacou a importância de uma equipe diversa para oferecer uma experiência mais acolhedora ao cliente.

“Quando eu me coloco como cliente, é muito bom ver que você se sente representado”, disse, mencionando o programa Eu Pratico Respeito, que busca promover um ambiente de atendimento mais humano e inclusivo.

Capacitação feminina com o programa “Mulheridades”

Outro destaque é o programa Mulheridades, que oferece educação e orientação para mulheres do grupo Carrefour, com apoio de especialistas. O foco está em desenvolver lideranças femininas e capacitá-las para cargos técnicos desafiadores.

Alves também compartilhou sua trajetória na companhia: chegou há quatro anos como diretor de Perdas, Segurança e Riscos e ocupa atualmente a diretoria executiva de Equidade Racial e Relações Institucionais.

Controle e ética nas empresas terceirizadas

A atuação de empresas terceirizadas, principalmente no setor de segurança, também tem sido foco de atenção do grupo. O Carrefour implementou processos de due diligence rigorosos para garantir conformidade legal e ética.

“Tomamos medidas para assegurar que essas empresas sigam os nossos padrões e, em casos de falhas, como atos de racismo, aplicamos as punições previstas”, explicou.

Inclusão de pessoas com deficiência

O Carrefour também busca ampliar a inclusão de pessoas com deficiência. A empresa participa da Rede Empresarial de Inclusão Social (REIS), que estimula o intercâmbio de boas práticas entre companhias.

Segundo Alves, além de cumprir as exigências legais, o grupo trabalha para desenvolver ações contínuas de acolhimento e respeito a esse público interno.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

MAIS EM Empresas & Negócios