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Publicado 10/12/2024 • 08:06
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Pixabay
A Tesla está sendo processada pela família de Genesis Giovanni Mendoza-Martinez, motorista que faleceu em um acidente em 2023. A ação alega que a “representação fraudulenta” da tecnologia Autopilot teria sido a causa do incidente.
Mendoza-Martinez morreu na colisão envolvendo um sedan Model S em Walnut Creek, na Califórnia. Seu irmão, Caleb, que era passageiro no momento do acidente, ficou gravemente ferido.
A família Mendoza entrou com o processo contra a Tesla em outubro, no condado de Contra Costa, mas, recentemente, a empresa conseguiu transferir o caso para a Justiça Federal no Distrito Norte da Califórnia. Casos de fraude geralmente exigem um padrão de prova mais rigoroso em tribunais federais.
O acidente envolveu um Model S 2021 que colidiu com um caminhão de bombeiros estacionado enquanto o Autopilot, sistema de direção semiautônoma da Tesla, estava ativado.
Os advogados da família Mendoza alegam que Tesla e Elon Musk exageraram ou fizeram falsas declarações sobre o Autopilot ao longo dos anos para “gerar entusiasmo pelos veículos da empresa e, assim, melhorar sua condição financeira”.
Eles citaram postagens no blog da empresa, entrevistas à imprensa, declarações em chamadas de resultados e tweets como exemplos.
Por outro lado, os advogados da Tesla alegam que os “atos negligentes e/ou omissões” do motorista foram a causa do acidente. Eles também declararam que qualquer confiança nas afirmações feitas pela Tesla “não foi um fator significativo” para os danos sofridos pelo motorista ou pelo passageiro.
A defesa também declarou que os carros e sistemas da empresa possuem “design razoavelmente seguro”, em conformidade com leis estaduais e federais.
Nem Tesla nem os representantes da família Mendoza comentaram publicamente sobre o caso.
Atualmente, existem pelo menos 15 processos ativos contra a Tesla envolvendo casos semelhantes, nos quais o Autopilot ou o FSD (Full Self-Driving) estava ativado antes de acidentes fatais ou com ferimentos. Três desses casos foram movidos para tribunais federais.
O FSD é a versão premium do sistema semiautônomo da Tesla, oferecida como uma assinatura mensal ou por pagamento único. O Autopilot, por sua vez, é padrão em todos os veículos novos da empresa.
O acidente envolvendo Mendoza-Martinez também faz parte de uma investigação mais ampla conduzida pela Administração Nacional de Segurança no Trânsito Rodoviário dos EUA (NHTSA), iniciada em agosto de 2021. Durante essa investigação, a Tesla implementou atualizações de software via internet para ajustar seus sistemas.
Além disso, a NHTSA abriu uma segunda investigação para avaliar se a solução da Tesla para problemas do Autopilot envolvendo veículos de emergência estacionados foi eficaz. A agência também advertiu a Tesla sobre possíveis postagens enganosas em redes sociais, que poderiam levar motoristas a acreditar que os carros da empresa são robotáxis.
A Tesla também enfrenta um processo do Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia, que acusa a empresa de propaganda enganosa em relação às capacidades do Autopilot e do FSD.
Elon Musk continua promovendo o FSD e, recentemente, incentivou seus mais de 206,5 milhões de seguidores na rede X (antigo Twitter) a demonstrarem o sistema a amigos, dizendo que ele “parece mágica”.
Desde 2014, Musk promete que os carros da Tesla serão capazes de dirigir de forma totalmente autônoma, sem intervenção humana. Apesar de apresentar conceitos como o CyberCab, um veículo autônomo de dois lugares, a empresa ainda não produziu nenhum robotáxi.
Enquanto isso, concorrentes como WeRide e Pony.ai, na China, e Waymo, da Alphabet, nos EUA, já operam frotas comerciais de robotáxis.
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