Franquias: 80% estão no Simples Nacional e 19% não levam em conta questões tributárias na hora de investir
Publicado 14/04/2025 • 19:21 | Atualizado há 2 semanas
Colegas de Yale alertam o Secretário do Tesouro de Trump que ele corre o risco de permitir uma descida ‘ao fascismo’
CEO Mercado Livre diz que a guerra comercial EUA-China é uma grande oportunidade para a América Latina
Compre agora, abasteça ou adie: o que os americanos estão aproveitando ou evitando devido às tarifas?
Tarifas de Trump prejudicarão mais americanos de baixa renda do que ricos, diz estudo
Luigi Mangione se declara inocente em tribunal federal pelo assassinato do CEO da UnitedHealthcare
Publicado 14/04/2025 • 19:21 | Atualizado há 2 semanas
KEY POINTS
Franquias
Unsplash.
Cerca de 80% das franquias brasileiras estão enquadradas no regime tributário do Simples Nacional, informa o estudo “Perfil do Franqueado & Multifranqueado”, da CommUnit, ecossistema de formação desenvolvimento e networking para franquias, e patrocinada pela Cielo.
O modelo tributário, que se destina a empresas com faturamento de até R$ 4,8 milhões anuais, é adotado pelos empreendedores por apresentar simplicidade e redução de custos com temas relacionados ao fisco. Mas também apresenta desafios para negócios em expansão.
Nessas horas, segundo Denis Santini, CEO da CommUnit, o desafio aparece e é preciso “buscar alternativas que permitam um negócio rentável também fora do Simples”. Hoje, operam no sistema de Lucro Presumido 25% dos franqueados e os demais 15% em Lucro Real.
De acordo com Santini, as franquias precisam estar muito atreladas às decisões das holdings, e muitas vezes precisam sair do Simples Nacional para acompanhar projetos de expansão, novos fornecedores, produtos ou serviços. Caso o incremento seja alto, estar no Simples Nacional acaba por frear o crescimento, e deixar a modalidade aumenta os custos tributários que podem pressionar a margem de lucro.
Com a Reforma Tributária, a complexidade será ainda maior. A pesquisa ainda revelou que o modelo de tributação tem um papel significativo na escolha de franqueados ao investir em novas unidades ou segmentos, mas um a cada cinco (19%) disse não levar questões tributárias em consideração na decisão de investimento.
O perfil dos franqueados no Brasil, segundo Santini, reflete um mercado diversificado em termos de idade, gênero e cor. As faixas etárias predominantes são de pessoas entre 36 e 45 anos (35% do total) e entre 46 e 55 anos (34%). A terceira fatia mostra empreendedores acima de 56 anos (20%). Entre os mais jovens, 10% têm de 26 a 35 anos e 1% tem até 25 anos.
Por gênero, o perfil acompanha o recorte populacional brasileiro, com 52% de mulheres e 48%, homens. Contudo, há diferenças na estrutura de operação: mulheres predominam na gestão de unidades únicas, enquanto homens são maioria entre os multifranqueados e operadores de multiunidades.
Quanto à diversidade racial, o desequilíbrio em relação ao perfil do país aparece: 79% dos franqueados são brancos (no total do Brasil esse contingente é de 43,3%), seguidos por pardos (13%), amarelos (6%) e pretos (2%). Na população brasileira, esses três perfis somam respectivamente 45,3% (pardos), 0,4% (amarelos) e 10,2% (pretos). Indigenas, que somam 0,8%, não aparecem no perfil de franqueados.
Em termos de modelo de operações, predominam os que têm mais de uma unidade, seja da mesma marca (multiunidades), que são 34%, ou de múltiplas bandeiras (multimarcas), outros 22%. Aqueles que operam uma unidade somam 38%.
No total, o Brasil soma 61,6 mil franqueados, cada um operando, em média, três unidades, que empregam cerca de nove funcionários por estabelecimento (8,8 em média). Outro dado levantado foi o tempo de experiência: 46% dos franqueados atuam há mais de uma década.
No recorte de segmentos, os cinco mais populares são educação (25%), moda (20%), beleza & bem-estar (16%) e alimentação, dividida entre comércio & distribuição (13%) e food service (11%).
A localização das franquias é majoritariamente em lojas de rua (70%), com 34% instaladas em shoppings e 19% em centros comerciais – a soma passa 100% pela presença de unidades de multifranqueados em diferentes pontos.
Quanto ao investimento para expansão, 14% estão na faixa mais alta (acima de R$ 1 milhão). Na sequência, 16% (R$ 500 mil a R$ 1 milhão), 23% (R$ 300 mil a R$ 500 mil), 28% (R$ 100 mil e R$ 300 mil) e 19% (até R$ 100 mil).
____
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Último adeus ao Papa Francisco reúne dezenas de autoridades e líderes mundiais; saiba como foi
Trump e Zelensky se encontram brevemente durante funeral do Papa Francisco
Último adeus ao Papa Francisco: cortejo de despedida percorre ruas de Roma
Funeral do Papa Francisco: quem vai comparecer?
Papa Francisco é o primeiro pontífice a ser sepultado fora do Vaticano em mais de 100 anos