CNBC
Heineken.

CNBCHeineken: CEO afirma à CNBC que cortes são “fundamentais” para garantir lucros e financiar IA

Empresas & Negócios

Lucro da Mercedes cai mais da metade com tarifas e disputa no mercado chinês

Publicado 12/02/2026 • 08:11 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • A gigante automobilística alemã Mercedes-Benz Group registrou queda de 57% no lucro anual, citando custos com tarifas, forte concorrência na China e pressões cambiais.
  • “Em meio a um ambiente de mercado dinâmico, nossos resultados financeiros permaneceram dentro das nossas projeções”, afirmou Ola Källenius, presidente do conselho de administração do Mercedes-Benz Group.
  • As ações da empresa eram negociadas com queda de cerca de 2% após a divulgação da notícia.
Um logotipo gigante da marca automotiva alemã Mercedes-Benz é visto no topo de um edifício em Frankfurt am Main, oeste da Alemanha, em 29 de abril de 2025.

Um logotipo gigante da marca automotiva alemã Mercedes-Benz é visto no topo de um edifício em Frankfurt am Main, oeste da Alemanha, em 29 de abril de 2025.

Kirill Kudryavtsev | Afp | Getty Images | CNBC International

A montadora alemã de carros de luxo Mercedes-Benz Group informou nesta quinta-feira (12) uma queda acentuada no lucro anual e alertou para tempos desafiadores pela frente, após um ano marcado por forte concorrência de rivais chineses e custos globais com tarifas.

A fabricante registrou lucro operacional anual de 5,8 bilhões de euros (US$ 6,9 bilhões) em 2025, refletindo uma queda de 57% em relação ao ano anterior. O resultado ficou significativamente abaixo das expectativas de analistas, que previam 6,6 bilhões de euros.

Leia também: Mercedes-Benz supera expectativa de margem com vendas de modelos premium

O Mercedes-Benz Group afirmou que seus ganhos foram impactados por ventos contrários cambiais e pela concorrência na China, além de um impacto relatado de 1 bilhão de euros (US$ 1,2 bilhão) em custos tarifários.

“Em meio a um ambiente de mercado dinâmico, nossos resultados financeiros permaneceram dentro das nossas projeções, graças ao nosso forte foco em eficiência, velocidade e flexibilidade”, disse em comunicado Ola Källenius, presidente do conselho de administração do Mercedes-Benz Group.

Os resultados surgem em um momento em que as grandes montadoras europeias enfrentam uma série de desafios, desde aumento dos custos de produção e interrupções nas cadeias de suprimentos até pressões regulatórias e uma transição irregular para veículos elétricos.

Leia também: Tarifas e concorrência chinesa: veja as consequências sobre as vendas da Mercedes-Benz e Volkswagen

As ações da empresa listada em Munique caíram 4% nas negociações da manhã, reduzindo parte das perdas anteriores. O papel acumula queda de cerca de 7% até agora neste ano.

Olhando para frente, o Mercedes-Benz Group afirmou que planeja novos cortes de custos em 2026, além de uma série de lançamentos de produtos, mirando um retorno ajustado sobre vendas para a divisão Mercedes-Benz Cars entre 3% e 5%, abaixo do crescimento de 5% reportado em 2025.

Leia também: Mercedes-Benz e Be8 concluem rota que atravessou o Brasil com biocombustível rumo à COP30

A empresa também disse esperar que a receita fique no mesmo nível do ano anterior, após registrar faturamento de 132,2 bilhões de euros em 2025, enquanto o lucro antes de juros e impostos (EBIT) do grupo deve ficar “significativamente acima” do nível do ano anterior.

O fluxo de caixa livre do negócio industrial do grupo é projetado como ligeiramente inferior ao nível de 2025, que foi de 5,4 bilhões de euros.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Empresas & Negócios

;