Novo Nordisk

CNBC Ações da Novo Nordisk sobem após lucro acima do esperado e aumento nas vendas do Wegovy

Empresas & Negócios

Lucro da PepsiCo supera estimativas, mas demanda por vendas cai

Publicado 04/02/2025 • 09:46

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • A PepsiCo relatou resultados trimestrais mistos nesta terça-feira (4), com a demanda por seus lanches e bebidas caindo na América do Norte pelo quinto trimestre consecutivo.
  • O lucro líquido atribuível à Pepsi no quarto trimestre foi de US$ 1,52 bilhão (US$ 1,11 por ação), acima dos US$ 1,3 bilhão (94 centavos por ação) no mesmo período do ano anterior.
  • A receita orgânica, que exclui aquisições, desinvestimentos e câmbio, cresceu 2,1% no trimestre.
PepsiCo enfrenta greve em SP por mudanças na jornada de trabalho

Fachada da PepsiCo Brasil

Foto: Joel Silva/PepsiCo/Divulgação

A PepsiCo relatou resultados trimestrais mistos nesta terça-feira (4), com a demanda por seus lanches e bebidas caindo na América do Norte pelo quinto trimestre consecutivo. Com isso, as ações da empresa caíram mais de 2% nas negociações de pré-mercado.

Confira o que a empresa reportou em comparação com as expectativas de Wall Street, com base em uma pesquisa da LSEG:

  • Lucro por ação: US$ 1,96 ajustado vs. US$ 1,94 esperado
  • Receita: US$ 27,78 bilhões vs. US$ 27,89 bilhões esperado

O lucro líquido atribuível à Pepsi no quarto trimestre foi de US$ 1,52 bilhão (US$ 1,11 por ação), acima dos US$ 1,3 bilhão (94 centavos por ação) no mesmo período do ano anterior. Excluindo reestruturações, baixas contábeis e outros itens, a empresa teve lucro de US$ 1,96 por ação.

As vendas líquidas caíram 0,2%, totalizando US$ 27,78 bilhões. A receita orgânica, que exclui aquisições, desinvestimentos e câmbio, cresceu 2,1% no trimestre.

O volume global aumentou 1% tanto para alimentos convenientes quanto para bebidas, desconsiderando preços e variação cambial.

No entanto, a demanda foi mais fraca no mercado norte-americano. A Pepsi já havia mencionado que os consumidores nos EUA estão mais cautelosos, consumindo menos snacks e comprando menos em lojas de conveniência.

O volume da Frito-Lay North America caiu 3% no trimestre, reflexo de consumidores mais atentos aos gastos com alimentos após anos de preços elevados e altas nas taxas de juros.

“Em 2024, as categorias de snacks salgados e saborosos tiveram desempenho inferior ao restante dos alimentos embalados, após anos em que superaram esse mercado,” disseram o CEO Ramon Laguarta e o CFO Jamie Caulfield em comunicado.

A divisão de bebidas da América do Norte reportou uma queda de 3% no volume trimestral, embora Gatorade tenha conquistado participação de mercado e Mountain Dew Baja Blast tenha ultrapassado US$ 1 bilhão em vendas anuais.

A Quaker Foods North America, ainda se recuperando de um recall em dezembro anterior, viu seu volume cair 6%. A empresa espera uma melhora no desempenho da Quaker em 2025, conforme supera os impactos do recall.

Para 2025, a Pepsi projeta um aumento de receita orgânica em dígitos baixos e um crescimento médio em lucro por ação ajustado em moeda constante.

“Para 2025, continuaremos expandindo nossos negócios internacionais e tomando medidas para melhorar o desempenho na América do Norte”, afirmou Laguarta em comunicado.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 NAS PRÓXIMAS SEMANAS: FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto, TCL, LG Channels | Novos Streamings

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Empresas & Negócios