Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
“Ponto é dinheiro”: Azul Fidelidade cresce 12% e emite 15 milhões de passagens com milhas
Publicado 14/05/2025 • 16:00 | Atualizado há 1 mês
Publicado 14/05/2025 • 16:00 | Atualizado há 1 mês
KEY POINTS
O programa Azul Fidelidade registrou crescimento de 12% no número de membros no primeiro trimestre de 2025, alcançando a marca de 19 milhões de usuários. A diretora do programa, Cristina Yoshida, afirmou que esse avanço reflete maior engajamento dos clientes e adesão ao modelo de fidelização.
Em entrevista ao Money Times, do Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, Yoshida disse que “ponto é dinheiro, e quer que o cliente utilize e não deixe [os pontos] parados.” Segundo a executiva, o comportamento do consumidor tem se transformado com o tempo. “Mais de 80% dos resgates hoje são concentrados em passagens aéreas da Azul”, afirmou.
De acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas de Fidelidade (ABF), o setor tem registrado crescimento anual de aproximadamente 20%. A Azul integra a entidade, que reúne oito membros e divulga números trimestrais sobre emissão e resgate de pontos.
Cristina Yoshida explicou que os dados da associação apontam crescimento não apenas em volume de usuários, mas também em pontos emitidos, pontos resgatados e receitas geradas.
Leia também:
Azul reverte prejuízo e tem lucro líquido de R$ 783,1 milhões no 1º trimestre
Azul transporta quase 8 milhões de passageiros no 1º trimestre e cresce em relação a 2024
A diretora destacou que o Azul Fidelidade é considerado uma unidade de negócio com importância estratégica para a companhia aérea. O programa contribui tanto na geração de receita quanto na retenção de clientes.
“O fidelidade tem um papel estratégico dentro do contexto da companhia. Ajuda a conquistar e a manter os clientes e também tem peso nos resultados da empresa”, pontuou.
Yoshida lembrou ainda que o crescimento do programa acompanha a expansão da malha aérea da Azul. “A Azul voa para mais de 150 destinos, sendo que mais de 100 só a Azul atende. O programa se apropria disso”, explicou.
Entre os diferenciais do programa, Cristina destacou dois produtos: a tarifa congelada e o desconto para clientes logados no site da Azul.
Segundo a diretora do programa, ao buscar passagens logado com CPF e senha, o cliente pode ter descontos de até 40% na tarifa em pontos. “Se a busca é feita anonimamente, o desconto não aparece”, explicou.
Outro produto mencionado foi o Tarifa Congelada, que permite reservar passagens com até 14 meses de antecedência e quitar com pontos até 30 dias antes da viagem. “É como uma compra fiada. Se o cliente achou um bom preço, ele congela e ganha tempo para acumular pontos”, disse. O produto foi finalista duas vezes do International Loyalty Awards.
Cristina também comentou sobre a possibilidade de utilizar os pontos para voar com mais de 30 companhias aéreas parceiras. “Temos acordos exclusivos de tarifa prêmio com algumas delas, o que reduz o custo em pontos”, afirmou. Destinos como Japão, Dubai e África estão entre as opções disponíveis por meio dessas parcerias.
A executiva revelou ainda que o programa lançou uma campanha educativa chamada “O que é um ponto azul?”, voltada para explicar o funcionamento do sistema de pontos ao público em geral. A ação busca ampliar a compreensão dos benefícios entre os consumidores que ainda não utilizam o programa com frequência.
“A gente sabe que muita gente conhece o programa, mas não entende totalmente como usar. Por isso, estamos investindo em comunicação e educação sobre o uso de pontos”, completou.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Hugo Motta diz que Congresso não aceitará ajuste fiscal sobre os mais pobres
Ações da Kering disparam com nomeação de novo CEO vindo da Renault
Brasil terá acesso a financiamento de R$ 1,3 bi do Fundo de Investimento Climático, diz MME
Meta traz anúncios para o WhatsApp
Por que os consumidores chineses não estão gastando o suficiente