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Publicado 30/01/2025 • 18:59
KEY POINTS
A receita da Apple aumentou 4% no seu último trimestre fiscal, mas a empresa não atingiu as expectativas de vendas de iPhone que o mercado previa. Além disso, registrou-se uma queda de 11,1% nas vendas na China, conforme o relatório divulgado nesta quinta-feira (30).
As ações permaneceram estáveis no pós-mercado. Abaixo há algumas indicações do desempenho da Apple em relação às estimativas do mercado para o trimestre encerrado em 28 de dezembro:
• Lucro por ação: US$ 2,40 versus US$ 2,35 estimados
• Receita: US$ 124,30 bilhões versus . US$ 124,12 bilhões estimados
• Receita do iPhone: US$ 69,14 bilhões versos US$ 71,03 bilhões estimados
• Receita do Mac: US$ 8,99 bilhões vs. US$ 7,96 bilhões estimados
• Receita do iPad: US$ 8,09 bilhões vs. US$ 7,32 bilhões estimados
• Receita de Outros Produtos: US$ 11,75 bilhões vs. US$ 12,01 bilhões estimados
• Receita de Serviços: US$ 26,34 bilhões vs. US$ 26,09 bilhões estimado
• Margem bruta: 46,9% vs. 46,5% estimados
Embora as vendas gerais da Apple tenham aumentado no trimestre, as vendas do iPhone, que são acompanhadas de perto, caíram ligeiramente em comparação com o mesmo período do ano anterior. O trimestre de dezembro foi o primeiro trimestre completo com vendas do iPhone 16, e a Apple lançou sua suíte de IA Apple Intelligence para os dispositivos durante o período.
O desempenho abaixo das expectativas do iPhone em relação às estimativas dos analistas de mercado foi o maior da empresa em dois anos, desde o relatório de lucros do primeiro trimestre fiscal de 2023. Na época, a Apple afirmou que o resultado abaixo do esperado foi devido à incapacidade de produzir modelos suficientes do iPhone 14 por causa de problemas de produção na China.
A empresa registrou uma perda significativa na Grande China, que inclui a China continental, Hong Kong e Taiwan. As vendas gerais na China caíram 11,1% no trimestre, para US$ 18,51 bilhões. Essa é a maior queda nas vendas na China desde o mesmo trimestre do ano passado, quando caíram 12,9%.
Tim Cook, CEO da Apple, disse à CNBC que as vendas do iPhone foram mais fortes em países onde a Apple Intelligence está disponível. Atualmente, o software está disponível apenas em alguns países de língua inglesa e não está acessível na China ou em chinês.
“Durante o trimestre de dezembro, observamos que, nos mercados onde lançamos a Apple Intelligence, o desempenho anual da família iPhone 16 foi mais forte do que nos mercados onde não lançamos a Apple Intelligence”, disse Cook.
Cook afirmou que três fatores influenciaram o desempenho da empresa na China. Ele afirmou que metade da queda de 11,1% foi devido a uma mudança no “estoque de canais”, o fato de a Apple Intelligence não ter sido lançada na região e que, após o fim do trimestre, a China emitiu um subsídio nacional que estimularia algumas vendas de produtos da Apple.
“Se você olhar para os 11% negativos, metade da queda se deve a uma mudança no estoque de canais, então o desempenho operacional é melhor”, disse Cook.
Os executivos da Apple costumam dar algumas indicações sobre como o trimestre atual está se desenvolvendo em uma chamada com analistas. Wall Street espera uma orientação para o trimestre de março de US$ 1,66 de lucro por ação e uma receita de US$ 95,46 bilhões.
A empresa registrou um lucro líquido de US$ 36,33 bilhões no trimestre, um aumento de 7,1% em relação aos US$ 33,92 bilhões no mesmo período do ano anterior.
As vendas de iPad e Mac da Apple mostraram um forte crescimento em relação às vendas fracas do trimestre de festas do ano passado. A receita do Mac aumentou 15%, para US$ 8,98 bilhões, e a receita do iPad cresceu 15%, para US$ 8,08 bilhões.
A empresa lançou novos Macs durante o trimestre, incluindo novos iMacs, Mac Minis e MacBooks Pro em outubro, contribuindo parcialmente para o crescimento. A Apple também lançou um novo iPad Mini durante o trimestre. Cook atribuiu o crescimento aos novos produtos.
“Isso foi impulsionado pela grande empolgação em torno da nossa mais recente linha de Macs”, disse Cook.
A divisão de Serviços da Apple, que inclui assinaturas, garantias e acordos de licenciamento e é considerada o motor de lucros da empresa, registrou uma receita de US$ 23,12 bilhões, 14% maior do que no mesmo período do ano anterior. Cook disse que a empresa tinha mais de 1 bilhão de assinaturas, incluindo assinaturas diretas para serviços como Apple TV+ e iCloud, além de assinaturas de aplicativos de terceiros por meio da App Store.
A categoria “outros produtos” da empresa, também chamada de Wearables, que inclui Apple Watch, AirPods, Beats e vendas do Vision Pro, caiu 2% em relação ao ano anterior, para US$ 11,75 bilhões em vendas.
A Apple afirmou que pagará um dividendo de 25 centavos por ação e gastou US$ 30 bilhões em dividendos e recompra de ações durante o primeiro trimestre.
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Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
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