Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Roche suspende uso do Elevidys em pacientes específicos após mortes por insuficiência hepática
Publicado 16/06/2025 • 13:22 | Atualizado há 3 meses
ALERTA DE MERCADO:
Ibovespa oscila, dólar sobe e ouro renova recorde com cautela global e expectativa de Lula-Trump
OpenAI inaugura primeiro data center do projeto Stargate no Texas em aposta bilionária na infraestrutura de IA
YouTube vai permitir que criadores banidos por desinformação sobre Covid-19 e eleições peçam para voltar para a plataforma
Powell diz que desaceleração no mercado de trabalho motivou corte de juros e prevê ‘situação desafiadora’ pela frente
‘Workslop’ gerado por IA ameaça produtividade e confiança em empresas
Equilíbrio entre vida pessoal e profissional na Europa é um atrativo-chave para talentos com Trump reformulando visto H-1B
Publicado 16/06/2025 • 13:22 | Atualizado há 3 meses
KEY POINTS
Divulgação Roche.
A farmacêutica suíça Roche anunciou, no domingo (15), a suspensão imediata do uso clínico e comercial do Elevidys, medicamento de terapia genética voltado ao tratamento da distrofia muscular de Duchenne, em pacientes que já perderam a capacidade de andar (não deambuladores). A decisão ocorre após duas mortes por insuficiência hepática aguda serem registradas nesse grupo no exterior.
Segundo a empresa, o perfil de benefício e risco da Elevidys foi reavaliado e passou a ser considerado desfavorável para pacientes que não conseguem andar, independentemente da idade. Com isso, novas aplicações da terapia nesse grupo estão suspensas em ambientes clínicos e completamente interrompidas no âmbito comercial.
A Elevidys continuará sendo aplicada em pacientes deambuladores (que ainda conseguem andar), já que, segundo a Roche, o tratamento segue apresentando uma relação positiva entre benefícios e riscos para esse grupo. As orientações para esse perfil de paciente permanecem inalteradas.
“Estamos profundamente entristecidos pela perda desses dois jovens e trabalhando com urgência para mitigar os riscos associados ao uso de Elevidys”, disse Levi Garraway, diretor médico e chefe global de desenvolvimento de produtos da Roche, em comunicado à imprensa. “A segurança dos pacientes é sempre nossa maior prioridade.”
Pacientes deambuladores são aqueles que conseguem andar uma distância de dez metros em até 30 segundos. Pacientes que demoram mais de 30 s para percorrer essa distância são considerados não deambuladores, pois já não conseguem andar a pequenas distâncias em um tempo ideal e já utilizam da cadeira de rodas para longos percursos.
Leia também:
“Foco é entender e superar as barreiras de acesso à saúde”, diz o presidente da Roche Farma Brasil
Roche e Zealand fazem aposta bilionária em medicamentos para obesidade
A distrofia muscular de Duchenne é uma doença genética rara e progressiva, que afeta principalmente meninos e causa degeneração muscular desde a infância. Com o tempo, os pacientes perdem a capacidade de andar, além de funções motoras superiores, respiratórias e cardíacas.
Até o momento, cerca de 140 pacientes não ambulantes receberam Elevidys em todo o mundo. Após a primeira morte por falência hepática, autoridades europeias solicitaram a suspensão temporária dos estudos clínicos 104, 302 (ENVOL) e 303 (ENVISION). Os bloqueios continuam em vigor. Fora da Europa, o estudo ENVISION também teve sua aplicação suspensa a partir desta decisão.
Em nota, a Roche Farma Brasil diz que a indicação do medicamento não teve alteração indicativa para o mercado brasileiro. Confira:
“A indicação na bula aprovada para o Brasil para o Paciente do Elevidy segue inalterada, uma vez que não está aprovado o uso em pacientes não deambuladores. Nossa indicação no país aprovada pela ANVISA é para pacientes deambuladores entre 4 e 7 anos“. Esta comunicação não afeta a submissão da ANVISA e do CONITEC, uma vez que estas foram baseadas nos dados de estudos clínicos em pacientes deambuladores.”
A Elevidys está aprovada em oito países fora dos Estados Unidos, incluindo o Brasil, para o tratamento de DMD. Desde 2019, Roche e Sarepta Therapeutics firmaram uma parceria para comercializar a terapia fora dos EUA e conduzem conjuntamente os estudos clínicos, com a Roche responsável pelo estudo ENVOL e a Sarepta pelos demais.
A empresa afirmou que está em contato com autoridades regulatórias, médicos e centros de pesquisa para garantir o ajuste rápido do cuidado com os pacientes afetados.
—
📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Ibovespa B3 bate novo recorde histórico após Trump anunciar encontro com Lula
Mercado de brinquedos no Brasil avança em 2025 e tem melhor desempenho em dez anos
A nova cartografia da liderança: IA, talento, geração Z, o humano, o planeta, os modelos de negócios e os vínculos na era digital
Epic divulga em seu evento anual novas ferramentas de IA para pacientes e médicos
Manaus ultrapassa Itajaí e lidera ranking de importações no Brasil em 2025