Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Sebrae: Brasil tem bons programas de incentivo a pequenos negócios, mas precisa avançar mais
Publicado 21/01/2025 • 11:48 | Atualizado há 9 meses
Aos 19 anos, novato da NBA começa a investir pensando na aposentadoria
American Airlines chega atrasada ao ‘boom’ das viagens de luxo. Será que ainda dá tempo de alcançar as rivais?
Duas amigas perderam os empregos dos sonhos depois de décadas — e agora dão conselhos para superar uma demissão
Cofundador da Meta diz que ser CEO por 13 anos foi exaustivo: ‘Eu coloco uma máscara dia após dia’
Paralisação do governo americano reduz financiamento de organizações sem fins lucrativos
Publicado 21/01/2025 • 11:48 | Atualizado há 9 meses
KEY POINTS
O Brasil tem arcabouço avançado para PME (Pequenas e Médias Empresas), mas ainda precisa chegar ao nível de países desenvolvidos, disse André Spínola, gerente de Estratégia e Transformação do SEBRAE, em entrevista ao jornal ‘Real Time‘ desta terça-feira (21).
“Quando comparado com outros países em desenvolvimento, o Brasil pode ser visto como avançado”, disse o especialista, que citou as ‘facilidades’ do governo brasileiro, como o Desenrola Pequenos Negócios — programa de renegociação de dívidas do Governo voltado para microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte.
Apesar do arcabouço legal avançado, ainda há desafios significativos em áreas como crédito e tributação, que dificultam a competitividade das pequenas empresas.
“O Brasil precisa chegar no patamar dos países desenvolvidos. Eles focam na capacitação e na ampliação do acesso ao crédito, em vez de inovação, por exemplo, já que já são avançados nessa área”, disse.
Spínola ainda explicou que a elevada taxa de juros no Brasil é outro grande entrave para os pequenos negócios. “Enquanto uma grande empresa consegue crédito a 10% ou 11% ao ano, os pequenos empreendedores enfrentam taxas que chegam a 45%, o que é um absurdo”, disse.
Segundo o especialista, esse custo é inviável e desestimula investimentos. “É importante a implementação de ppolíticas públicas para facilitar o acesso a financiamentos mais justos”, disse.
Para quem pensa em empreender em 2025, ele aconselha: “Se prepare e se prepare mais um pouco. É fácil abrir uma empresa no Brasil, mas muito difícil mantê-la. Planejamento e análise cuidadosa são fundamentais, especialmente diante de um cenário de crédito caro e burocrático.”
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Aos 19 anos, novato da NBA começa a investir pensando na aposentadoria
2
Ambipar: nova decisão judicial limita movimentação de bens de CFO; é o segundo executivo da empresa a ser notificado nas últimas 48 horas
3
Cade multa CSN em R$ 128 milhões por descumprimento de termo ligado à Usiminas
4
Beto Carrero World supera a Disney e é eleito o segundo melhor parque do mundo
5
Bill Gates lamenta ter deixado Harvard: “Passei o primeiro ano da Microsoft convencendo um amigo a ‘assumir o comando’ para que eu pudesse voltar”