Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Lucro da Smart Fit sobe 71,7% com mais clientes, receita maior e expansão da rede
Publicado 07/08/2025 • 11:21 | Atualizado há 3 meses
Câmara aprova por ampla maioria projeto que libera arquivos de Jeffrey Epstein
Príncipe herdeiro da Arábia Saudita vai aos EUA em primeira visita desde assassinato de jornalista opositor
Aposta de Buffett no Google vem duas décadas após fundadores dizerem que IPO foi “inspirado” pelo bilionário
Diretor do Fed defende corte de juros e cita preocupação com mercado de trabalho
CEO da Nvidia, Jensen Huang, surpreende com previsão de “meio trilhão” às vésperas de balanço
Publicado 07/08/2025 • 11:21 | Atualizado há 3 meses
KEY POINTS
Divulgação/Smart Fit
Fachada Smart Fit
A Smart Fit registrou lucro líquido de R$ 159,8 milhões no segundo trimestre de 2025, valor que representa um avanço de 71,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. A receita líquida somou R$ 1,8 bilhão, alta de 32% na mesma base de comparação e de 7% frente ao primeiro trimestre deste ano.
Esse desempenho foi impulsionado por um crescimento de 16% na base média de alunos em academias próprias da marca Smart Fit e por um aumento de 10% no ticket médio, segundo a companhia.
O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) ajustado totalizou R$ 576 milhões no trimestre, crescimento de 32% em um ano e novo recorde trimestral. A geração de caixa operacional foi de R$ 521 milhões, o equivalente a uma conversão de 90%.
A margem bruta caixa atingiu 50,9% no segundo trimestre, avanço de 0,9 ponto percentual na comparação anual. Nas academias consideradas maduras — com mais de 24 meses de operação —, a margem bruta caixa foi de 52%. Segundo a empresa, as unidades inauguradas nos últimos anos mantêm desempenho de maturação compatível com ciclos anteriores.
A empresa encerrou o trimestre com 1.818 academias distribuídas em 15 países, sendo 1.459 unidades próprias (80% do total) e 359 franquias. O crescimento foi de 19% em 12 meses, com 289 academias adicionadas no período, das quais 85% são próprias. No segundo trimestre, foram inauguradas 59 unidades, incluindo 25 no Brasil, 8 no México e 26 em outros países.
Do total de adições, 43 foram próprias e 16, franquias. A empresa reforça seu plano de atingir entre 340 e 360 novas academias em 2025, das quais cerca de 80% devem ser próprias. Ao fim de julho, a rede já acumulava 87 unidades adicionadas, 145 obras em andamento e 138 contratos assinados para novas inaugurações.
A distribuição geográfica da rede ao fim do trimestre era composta por 47% das academias no Brasil, 22% no México e 31% nos demais países da América Latina — este último com crescimento de 1 ponto percentual em relação ao ano anterior.
A operação de studios, que inclui unidades como a marca Velocity, chegou a 158 unidades no trimestre, sendo 133 franquias. Em relação ao segundo trimestre de 2024, quando o segmento contava com 24 unidades, o crescimento reflete a aquisição da Velocity, concluída no quarto trimestre do ano passado.
A base total de clientes da rede somou 5,2 milhões ao fim do segundo trimestre, um aumento de 11% em comparação com o mesmo período de 2024. Frente ao primeiro trimestre, houve redução de 2%, movimento atribuído à sazonalidade do período.
No acumulado do primeiro semestre, foram adicionados 312 mil clientes, um avanço de 6% frente a dezembro de 2024. No Brasil, a base atingiu 2,3 milhões de alunos, crescimento de 7% em um ano e queda de 4% frente ao trimestre anterior. A empresa afirma que esse recuo também está ligado ao perfil sazonal do segundo trimestre, especialmente na região.
No México, a base se manteve estável em relação ao primeiro trimestre, encerrando o período com 1,1 milhão de clientes, alta de 9% frente ao 2T24. Já a região “Outros Países” atingiu 1,8 milhão de alunos, crescimento de 20% em um ano e de 1% frente ao trimestre anterior.
Os números do segundo trimestre confirmam a estratégia da Smart Fit de acelerar a expansão da rede com foco em unidades próprias, especialmente em mercados fora do Brasil. A empresa atribui o ritmo de inaugurações à combinação entre performance das academias maduras, oportunidades imobiliárias e demanda crescente pelo segmento fitness.
Apesar do aumento da dívida líquida para R$ 3,24 bilhões no trimestre (+7,7% em relação ao trimestre anterior), a alavancagem — medida pela relação entre dívida líquida ajustada e Ebitda dos últimos 12 meses — caiu de 1,09 para 1,08 vez.
A companhia afirma manter disciplina na execução e alocação de capital, observando os resultados financeiros das unidades maduras e o desempenho das inaugurações mais recentes. O plano de abertura de até 360 unidades em 2025, se mantido, deve consolidar a presença da marca em diferentes mercados da região.
No segundo trimestre, a TotalPass — plataforma B2B de benefícios corporativos voltada ao bem-estar — manteve trajetória de crescimento e ampliou sua presença nos dois principais mercados da Smart Fit. No Brasil, a rede de academias parceiras atingiu 26 mil unidades distribuídas em mais de 1.700 cidades. No México, o TotalPass encerrou o período com mais de 7 mil academias cadastradas. Ao todo, a plataforma passou a oferecer acesso a 33 mil academias, incluindo unidades e studios da própria companhia. Com o avanço da cobertura, a TotalPass vem se consolidando como uma alternativa de benefício corporativo para empresas interessadas em programas de saúde física e qualidade de vida para seus funcionários.
__
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
O que acontece agora com quem tem CDBs do Banco Master?
2
Banco Master: crise expõe risco que investidores, empresas e até aposentados correm quando ultrapassam limite do FGC
3
Como a crise de Ambipar e Braskem explica o derretimento dos COEs e as perdas expressivas dos investidores de XP e BTG
4
Um mercado de bilhões: Boticário lança departamento de pesquisa após disparada de vendas de hair care; conheça
5
Embraer faz acordos com empresas dos Emirados Árabes no setor de defesa