Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Autoridade financeira do Reino Unido lança projeto para acelerar uso de IA no setor financeiro
Publicado 09/06/2025 • 07:53 | Atualizado há 7 meses
Monetizadores versus fabricantes: como o mercado de IA pode se fragmentar em 2026
EXCLUSIVO: Nvidia faz aposta bilionária em IA e compra rival criada por ex-engenheiros do Google
De burnout à IA: ex-médico cria startup avaliada em mais de US$ 460 milhões
Próxima fase da IA vai focar eficiência e redução de custos, diz ex-dirigente do Facebook
Waymo atualiza frota autônoma após falha urbana em São Francisco
Publicado 09/06/2025 • 07:53 | Atualizado há 7 meses
KEY POINTS
Pixabay
Cibersegurança
A Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido (FCA, na sigla em inglês) anunciou o lançamento de uma nova iniciativa chamada Supercharged Sandbox, voltada para acelerar a adoção da inteligência artificial (IA) no setor financeiro. O programa oferecerá às empresas acesso aprimorado a dados, suporte regulatório e conhecimento técnico especializado.
A partir de outubro, instituições financeiras no Reino Unido poderão testar soluções de IA utilizando a infraestrutura de computação acelerada e os softwares corporativos da Nvidia, segundo comunicado oficial da FCA.
O objetivo é apoiar empresas que estão na fase inicial de exploração e testes com IA. Para companhias que já estão em estágios mais avançados de desenvolvimento, a FCA oferece um serviço separado de testes em ambiente real.
“Essa colaboração é voltada para quem quer testar ideias com IA, mas não tem as ferramentas necessárias”, explicou Jessica Rusu, diretora de dados, inteligência e informação da FCA. “Queremos ajudar as empresas a usar IA de forma segura para beneficiar os mercados, os consumidores e impulsionar o crescimento econômico.”
A iniciativa também responde a um desafio enfrentado por bancos e outras instituições financeiras: a dificuldade em implementar ferramentas avançadas de IA devido a preocupações com privacidade de dados e riscos de fraude.
Modelos de linguagem de empresas como OpenAI e Google, por exemplo, processam informações em servidores no exterior, o que tem gerado alertas de reguladores sobre como esses dados são armazenados e utilizados. Casos de golpes com o uso de IA generativa também têm levantado preocupações.
Leia mais:
Não é só a IA — China está rapidamente ganhando vantagem sobre os EUA na biotecnologia
A Nvidia, parceira técnica da iniciativa, é responsável pelas GPUs utilizadas no treinamento e execução de modelos avançados de IA. O CEO da empresa, Jensen Huang, está entre os principais nomes esperados para palestrar em uma conferência de tecnologia em Londres nesta segunda-feira.
No ano passado, Edward Achtner, líder de IA generativa do HSBC, afirmou durante um evento na capital britânica que há muito “teatro de sucesso” no setor financeiro em relação à inteligência artificial, sugerindo que algumas instituições exibem avanços sem entregar inovações reais.
Achtner também destacou que, embora bancos como o HSBC utilizem IA há anos, as ferramentas generativas mais recentes, como o ChatGPT da OpenAI, trazem novos desafios regulatórios.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
1
Mega da Virada: veja todos os números sorteados desde a primeira edição
2
Barulho nas redes, alta na bolsa: dona da Havaianas apaga perdas e sobe milhões
3
Ações da dona da Havaianas se recuperam e perda de mais de R$ 152 milhões é anulada
4
Mega da Virada: quanto custa a aposta com mais chances de ganhar?
5
Mega da Virada 2025: quanto custa a aposta simples?