Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Empresas dos EUA exigem que funcionários dominem o uso da inteligência artificial: “Não dá mais para ignorar”
Publicado 30/05/2025 • 12:18 | Atualizado há 2 meses
Exclusivo CNBC: Trump “provavelmente” demitirá presidente do Fed “em breve”, diz autoridade da Casa Branca
França quer cortar dois feriados e eliminar cargos públicos para economizar dinheiro
Ações da ASML caem após gigante dos chips dizer que não pode confirmar crescimento em 2026
CEO da Nvidia quer vender chips mais avançados para a China após fim da proibição do H20
Ações da Renault despencam 17% após montadora revisar projeções e nomear novo CEO interino
Publicado 30/05/2025 • 12:18 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Segundo o Cetic.br, Apenas uma em cada 10 empresas adotam tecnologias emergentes, como inteligência artificial
Pixabay
O uso da inteligência artificial no ambiente de trabalho está se tornando cada vez mais comum nos Estados Unidos. Em algumas empresas de tecnologia, o domínio da IA já é exigido de parte ou de todos os funcionários.
É o caso da gigante do e-commerce Shopify, cujo cofundador e CEO, Tobias Lütke, afirmou em um memorando interno, publicado na rede social X em 7 de abril, que todos os colaboradores devem usar IA no desempenho de suas funções.
“Usar IA de forma eficaz passou a ser uma expectativa fundamental para todos na Shopify. É uma ferramenta essencial hoje — e sua importância só vai crescer”, escreveu Lütke. “Sinceramente, não acho viável optar por não aprender a aplicar IA na sua área. Você pode tentar, mas, sendo honesto, não vejo como isso pode dar certo agora, e muito menos no futuro.”
Em um tom semelhante, Micha Kaufmann, CEO da plataforma de freelancers Fiverr, orientou colaboradores e prestadores de serviço a “estudar, pesquisar e dominar as soluções de IA mais recentes” em suas áreas. Em e-mail interno, também compartilhado no X, ele alertou:
“A IA está vindo para tomar os seus empregos. E, francamente, também está vindo para tomar o meu. Isso é um alerta.”
O CEO da Duolingo, Luis von Ahn, também entrou na onda: “A Duolingo será uma empresa com foco prioritário em IA”, escreveu em comunicado postado no LinkedIn da empresa em 28 de abril. Ele afirmou que a empresa vai deixar de contratar prestadores de serviço para tarefas que possam ser automatizadas por IA e que novas contratações só ocorrerão quando for impossível automatizar o trabalho da equipe.
Esse movimento parece alinhado com previsões de nomes como Bill Gates e Mark Cuban, que acreditam que a IA vai transformar profundamente o modo como vivemos e trabalhamos — possivelmente ainda na próxima década.
Mas, segundo especialistas em liderança, simplesmente exigir o uso de IA não garante que ela será utilizada de forma útil e produtiva. Para isso, os líderes precisam agir com estratégia.
A principal lição para qualquer líder, segundo Rohan Verma, da consultoria Arbor Advisory, é: se for exigir o uso de IA, ofereça treinamento prático e adaptado às necessidades do negócio.
Verma, que ajudou a implementar o GitHub Copilot na empresa controladora Microsoft, explica que a companhia fez isso com treinamento formal, materiais de apoio e onboarding estruturado. “Eles não apenas disseram ‘usem a ferramenta’. Apresentaram opções reais sobre como ter sucesso com ela.”
Kalifa Oliver, diretora global de experiência do funcionário na Ford e autora especializada em gestão, recomenda que o primeiro passo seja entender o quanto sua equipe já sabe sobre IA. Em seguida, invista — se possível — em capacitação e recursos, como cursos online, programas de mentoria ou avaliações, para identificar lacunas de conhecimento.
Ela também alerta: não use a IA apenas para cortar custos ou substituir pessoas. Mesmo os modelos mais avançados cometem erros, e a ausência de revisão humana pode causar problemas graves.
“Acho que muitos CEOs adotam um discurso ‘all in’ sobre IA porque soa bem. Mas isso não significa que seja, de fato, a postura mais responsável”, diz Oliver.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Raízen fecha a histórica Usina Santa Elisa e levanta R$ 1 bi com venda de cana-de-açúcar
Trump autoriza e EUA vão investigar Brasil por práticas comerciais desleais
Tarifa de 50% dos EUA retém 30 mil toneladas de carne bovina brasileira
EUA citam uso do PIX e falta de combate à corrupção em investigação contra o Brasil
Governo reage e envia carta aos EUA cobrando diálogo sobre as tarifas