Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Executivo da OpenAI revela o ‘maior desafio’ da empresa no momento
Publicado 13/03/2025 • 10:33 | Atualizado há 8 meses
Aos 19 anos, novato da NBA começa a investir pensando na aposentadoria
American Airlines chega atrasada ao ‘boom’ das viagens de luxo. Será que ainda dá tempo de alcançar as rivais?
Duas amigas perderam os empregos dos sonhos depois de décadas — e agora dão conselhos para superar uma demissão
Cofundador da Meta diz que ser CEO por 13 anos foi exaustivo: ‘Eu coloco uma máscara dia após dia’
Paralisação do governo americano reduz financiamento de organizações sem fins lucrativos
Publicado 13/03/2025 • 10:33 | Atualizado há 8 meses
KEY POINTS
Sede da OpenAI
Divulgação/OpenAI.
Diferentemente de outras companhias, a OpenAI não enfrenta dificuldades com a demanda de mercado, afirmou Oliver Jay, diretor-gerente de estratégia internacional da empresa, durante o evento CNBC CONVERGE LIVE nesta quinta-feira (13).
Em vez disso, “o maior desafio no momento é transformar esse entusiasmo em casos de uso reais e prontos para produção”, disse ele. Segundo o executivo, a lacuna está na fluência em IA (ou seja, saber como transformar esses conceitos em produtos de negócios reais).
Leia também:
Segundo Jay, isso é difícil porque “trabalhar com grandes modelos de linguagem é um novo paradigma. Não é apenas software. É preciso estabelecer limites de segurança.”
Durante o evento de dois dias em Singapura, ele também comentou sobre o rápido crescimento no uso do ChatGPT, destacando que a cidade-Estado tem a maior taxa de uso per capita da ferramenta no mundo. Em outubro do ano passado, a OpenAI anunciou planos para abrir um escritório em Singapura.
Jay afirmou que a inteligência artificial representa uma oportunidade especial para todas as empresas, mas especialmente para as da Ásia.
“Esta é a primeira vez que empresas asiáticas, potencialmente, podem assumir um papel de liderança no cenário global”, disse. “Tradicionalmente, vemos a tecnologia sendo adotada primeiro no Vale do Silício, depois na Europa. Agora, pode surgir uma empresa da Ásia que será a mais inovadora.”
O chefe de estratégia internacional da OpenAI também afirmou que a gigante da inteligência artificial observa uma “demanda extraordinária no mercado, em todos os segmentos”.
“É uma montanha-russa. Estamos apenas tentando acompanhar a demanda”, disse.
Diferentemente de outras mudanças de plataforma — como o software as a service (SaaS) ou a computação em nuvem — que tiveram adoção gradual, Jay destacou: “Estamos vendo a IA sendo adotada em todos os lugares ao mesmo tempo.”
“Consumidores, empresas, educadores, desenvolvedores — e isso é visível nos números de um dos nossos produtos, o ChatGPT. Recentemente, o ChatGPT ultrapassou 400 milhões de usuários ativos por semana”, acrescentou.
“A IA não é esse mistério intangível. Ela já está pronta”, disse. “As empresas já estão sendo transformadas.”
O ChatGPT é um chatbot de inteligência artificial desenvolvido pela OpenAI, sediada em São Francisco, que utiliza técnicas de aprendizado profundo para gerar respostas semelhantes às humanas. A OpenAI foi cofundada em 2015 por Elon Musk e Sam Altman e conta com investidores de peso — sendo a Microsoft o principal deles.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
1
Aos 19 anos, novato da NBA começa a investir pensando na aposentadoria
2
Ambipar: nova decisão judicial limita movimentação de bens de CFO; é o segundo executivo da empresa a ser notificado nas últimas 48 horas
3
Cade multa CSN em R$ 128 milhões por descumprimento de termo ligado à Usiminas
4
Beto Carrero World supera a Disney e é eleito o segundo melhor parque do mundo
5
Bill Gates lamenta ter deixado Harvard: “Passei o primeiro ano da Microsoft convencendo um amigo a ‘assumir o comando’ para que eu pudesse voltar”