Executivo da OpenAI revela o ‘maior desafio’ da empresa no momento
Publicado 13/03/2025 • 10:33 | Atualizado há 6 horas
Executivo da OpenAI revela o ‘maior desafio’ da empresa no momento
Alibaba lança nova versão de ferramenta de assistente de IA em meio à crescente concorrência
Intel nomeia Lip-Bu Tan como novo CEO, ações sobem 12%
Amazon, Google e Meta apoiam triplicar a energia nuclear até 2050; veja
Porsche pode fortalecer parceria com a Volkswagen, diante da ameaça de tarifas dos EUA
Publicado 13/03/2025 • 10:33 | Atualizado há 6 horas
KEY POINTS
OpenAI.
Divulgação/OpenAI.
Diferentemente de outras companhias, a OpenAI não enfrenta dificuldades com a demanda de mercado, afirmou Oliver Jay, diretor-gerente de estratégia internacional da empresa, durante o evento CNBC CONVERGE LIVE nesta quinta-feira (13).
Em vez disso, “o maior desafio no momento é transformar esse entusiasmo em casos de uso reais e prontos para produção”, disse ele. Segundo o executivo, a lacuna está na fluência em IA (ou seja, saber como transformar esses conceitos em produtos de negócios reais).
Leia também:
Segundo Jay, isso é difícil porque “trabalhar com grandes modelos de linguagem é um novo paradigma. Não é apenas software. É preciso estabelecer limites de segurança.”
Durante o evento de dois dias em Singapura, ele também comentou sobre o rápido crescimento no uso do ChatGPT, destacando que a cidade-Estado tem a maior taxa de uso per capita da ferramenta no mundo. Em outubro do ano passado, a OpenAI anunciou planos para abrir um escritório em Singapura.
Jay afirmou que a inteligência artificial representa uma oportunidade especial para todas as empresas, mas especialmente para as da Ásia.
“Esta é a primeira vez que empresas asiáticas, potencialmente, podem assumir um papel de liderança no cenário global”, disse. “Tradicionalmente, vemos a tecnologia sendo adotada primeiro no Vale do Silício, depois na Europa. Agora, pode surgir uma empresa da Ásia que será a mais inovadora.”
O chefe de estratégia internacional da OpenAI também afirmou que a gigante da inteligência artificial observa uma “demanda extraordinária no mercado, em todos os segmentos”.
“É uma montanha-russa. Estamos apenas tentando acompanhar a demanda”, disse.
Diferentemente de outras mudanças de plataforma — como o software as a service (SaaS) ou a computação em nuvem — que tiveram adoção gradual, Jay destacou: “Estamos vendo a IA sendo adotada em todos os lugares ao mesmo tempo.”
“Consumidores, empresas, educadores, desenvolvedores — e isso é visível nos números de um dos nossos produtos, o ChatGPT. Recentemente, o ChatGPT ultrapassou 400 milhões de usuários ativos por semana”, acrescentou.
“A IA não é esse mistério intangível. Ela já está pronta”, disse. “As empresas já estão sendo transformadas.”
O ChatGPT é um chatbot de inteligência artificial desenvolvido pela OpenAI, sediada em São Francisco, que utiliza técnicas de aprendizado profundo para gerar respostas semelhantes às humanas. A OpenAI foi cofundada em 2015 por Elon Musk e Sam Altman e conta com investidores de peso — sendo a Microsoft o principal deles.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Alibaba lança nova versão de ferramenta de assistente de IA em meio à crescente concorrência
Trump ameaça impor tarifa de 200% sobre champanhe francês e outras bebidas da UE
Intel nomeia Lip-Bu Tan como novo CEO, ações sobem 12%
Bolsas da Ásia fecham em queda, mesmo com sinais positivos de Wall Street e inflação nos EUA
Taxação do aço e do alumínio prejudica parceria entre Brasil e EUA, avalia CNI