Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Gigante chinesa Alibaba supera projeções com lucro e receita acima do esperado
Publicado 20/02/2025 • 09:05 | Atualizado há 7 meses
Tribunal decide que Trump não pode demitir Lisa Cook antes de reunião do FOMC, enquanto Senado aprova indicado do presidente para o Fed
EXCLUSIVO CNBC: Tim Cook diz que expansão da produção da Apple nos EUA criará um “efeito dominó”
Trump defende que empresas deixem de divulgar resultados trimestrais para fazer a cada seis meses
Índice de referência japonês Nikkei 225 ultrapassa a marca de 45 mil e atinge novo recorde
Os 10 melhores programas de MBA do mundo, segundo o LinkedIn
Publicado 20/02/2025 • 09:05 | Atualizado há 7 meses
KEY POINTS
Divulgação/Alibaba
A gigante chinesa do comércio eletrônico Alibaba superou as expectativas de lucro e receita no trimestre encerrado em dezembro, impulsionada pelo desempenho sólido de sua unidade Cloud Intelligence.
A empresa informou que o lucro líquido atingiu 48,945 bilhões de yuans (US$ 6,72 bilhões) no trimestre encerrado em 31 de dezembro, superando a previsão da LSEG de 40,6 bilhões de yuans.
A receita totalizou 280,154 bilhões de yuans, acima da expectativa dos analistas de 279,34 bilhões de yuans.
Leia também:
As ações da Alibaba registraram alta de cerca de 50% tanto nas bolsas de Nova York quanto de Hong Kong no acumulado do ano.
“Os resultados deste trimestre demonstraram um progresso substancial em nossas estratégias ‘usuário em primeiro lugar, impulsionado por IA’ e no crescimento reacelerado de nossos negócios principais”, afirmou o CEO da Alibaba, Eddie Wu, em comunicado que acompanhou os resultados.
“Nosso crescimento de receita na Nuvem reacendeu para dois dígitos, atingindo 13%, com a receita de produtos relacionados a IA registrando crescimento de três dígitos pelo sexto trimestre consecutivo. Olhando para o futuro, o crescimento da receita da Cloud Intelligence Group, impulsionado por IA, continuará a acelerar.”
As ações da empresa listadas nos EUA subiam 4,3% às 05h53, pouco após a divulgação dos resultados.
A Cloud Intelligence Group da Alibaba registrou um crescimento anual de 13% na receita, atingindo 31,742 bilhões de yuans nos três meses até o final de dezembro.
As atividades tecnológicas da gigante do varejo estão sendo acompanhadas de perto pelos investidores, especialmente após o anúncio da parceria da empresa chinesa com a Apple para implementar recursos de inteligência artificial nos iPhones vendidos na China.
O mercado tem dado atenção crescente aos avanços da tecnologia chinesa após o lançamento, no fim de janeiro, do novo modelo de IA da startup local DeepSeek, que a empresa afirma ser mais eficiente e mais barato de produzir do que os concorrentes líderes dos EUA.
A Alibaba, que entrou no setor de IA em 2023 com o lançamento de seu próprio produto no estilo ChatGPT, o Tongyi Qianwen (Qwen), apresentou no início deste ano uma nova versão, o Qwen 2.5, que, segundo a Reuters, supera o modelo da DeepSeek.
O fundador da Alibaba, Jack Ma, que tem se mantido fora do olhar público desde 2020, foi um dos empresários presentes em uma rara reunião a portas fechadas liderada pelo presidente chinês Xi Jinping na última segunda-feira.
Durante o encontro, o líder de Pequim incentivou as empresas privadas a “mostrarem seus talentos” e a reforçarem sua confiança em uma “nova era” para suas atividades.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Vale demite vice-presidente de RH após polêmica sobre diversidade
Banco do Brasil coloca 142 imóveis em leilão neste mês
Escândalo de protetores solares na Austrália revela que marcas não entregam a proteção que prometem
Advogado celebridade, Nelson Wilians é convocado pela CPMI que investiga fraudes no INSS
Análise: Embraer pode abrir mais um flanco de disputa entre Brasil e EUA