Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
IA rouba a cena no Super Bowl 2026: robôs, rivalidades e anúncios bilionários
Publicado 07/02/2026 • 17:15 | Atualizado há 2 horas
Elon Musk quer ser um trilionário e a SpaceX pode ajudá-lo a chegar lá
EXCLUSIVO: Berkshire Hathaway brilha com caixa recorde enquanto setor de tecnologia recua
Revolução silenciosa: jovens trocam algoritmos por discos de vinil e ‘tijolões’ para recuperar a vida real
Crise interna pressiona American Airlines: sindicatos cobram CEO e rivais disparam
Jensen Huang, da Nvidia: “Estamos na maior construção de infraestrutura da história da humanidade”
Publicado 07/02/2026 • 17:15 | Atualizado há 2 horas
Reprodução
Seguindo a tendência do ano passado de destacar a inteligência artificial em comerciais multimilionários, os anúncios do Super Bowl de 2026 foram além: usaram IA tanto para criar as campanhas quanto para promover novos produtos baseados na tecnologia. Ame ou odeie, a IA virou uma estrela por si só, ao lado dos trailers de cinema e das marcas de snacks.
A seguir, os principais momentos da publicidade no Big Game deste ano, que trouxe de robôs e óculos inteligentes a uma dose de drama envolvendo fundadores de empresas de tecnologia.
A marca de vodka apostou no que descreve como o primeiro comercial nacional do Super Bowl “primariamente” gerado por IA. O filme de 30 segundos, intitulado “Shake Your Bots Off”, mostra a personagem robô Fembot e seu novo companheiro, Brobot, dançando em uma festa humana.
Segundo a controladora Sazerac, foram necessários cerca de quatro meses para reconstruir a Fembot e treinar a IA para imitar expressões faciais e movimentos corporais, de acordo com o The Wall Street Journal. Ainda assim, parte do trabalho, como o desenvolvimento do roteiro, ficou a cargo de humanos.
A empresa se associou à companhia de IA Silverside para criar o comercial, informou a ADWEEK. A Silverside é a mesma equipe por trás de recentes anúncios gerados por IA da Coca-Cola que geraram controvérsia.
Lançar um anúncio desse tipo durante o Super Bowl, conhecido por produções grandiosas e cheias de celebridades, é um movimento ousado. O forte uso de IA reacendeu debates sobre se a tecnologia poderá substituir empregos criativos.
De qualquer forma, a Svedka certamente conseguiu chamar atenção.
O comercial da empresa não se limitou a promover seu chatbot Claude, também provocou concorrentes. A campanha ironizou planos da OpenAI de introduzir anúncios no ChatGPT, com o slogan: “Anúncios estão chegando à IA. Mas não ao Claude.”
Em vez de focar apenas em funcionalidades, o vídeo brinca com a ideia de um assistente virtual passando a fazer propaganda de produtos aleatórios, como palmilhas esportivas fictícias.
A provocação escalou para as redes sociais: Sam Altman, da OpenAI, reagiu chamando o anúncio de “claramente desonesto”. Se não houve duelo de rappers este ano, ao menos surgiu uma versão nerd – e corporativa – da rivalidade.
A Meta colocou os holofotes em seus óculos inteligentes com marca Oakley, voltados para esportes, treinos e aventuras, incluindo cenas extremas como perseguir um avião prestes a decolar.
O filme mostrou paraquedistas e ciclistas de montanha usando os óculos para registrar momentos épicos. Celebridades como IShowSpeed e o cineasta Spike Lee aparecem demonstrando recursos como filmar enterradas em câmera lenta e postar no Instagram sem usar as mãos.
A gigante da tecnologia já havia explorado wearables com IA no Super Bowl anterior, com nomes como Chris Pratt, Chris Hemsworth e Kris Jenner exibindo os Ray-Ban Meta.
A Amazon adotou um tom irreverente e levemente inquietante, ao escalar Chris Hemsworth para uma trama satírica em que a IA estaria “contra ele”. O ator acusa a nova Alexa+ de conspirar para prejudicá-lo, em cenas como o portão da garagem se fechando sobre sua cabeça ou a cobertura da piscina se fechando enquanto ele nada.
Além da comédia sombria, o comercial apresentou oficialmente a Alexa+, destacando novas capacidades que vão do controle da casa inteligente ao planejamento de viagens. O serviço estava em acesso antecipado havia mais de um ano e foi lançado para todos os usuários nos EUA nesta semana.
A empresa destacou o recurso Search Party, que combina IA e uma rede comunitária para ajudar a reencontrar animais de estimação perdidos. O anúncio acompanha uma menina em busca de seu cachorro, Milo, enquanto usuários enviam fotos para o aplicativo e a tecnologia cruza dados com câmeras próximas e com a comunidade local.
Segundo a Ring, a função já ajudou a reunir mais de um cachorro perdido por dia com seus donos e agora pode ser usada até por quem não tem uma câmera da marca.
O Google apresentou o Nano Banana Pro, seu mais novo modelo de geração de imagens. O filme acompanha mãe e filho transformando cômodos vazios em ambientes personalizados a partir de fotos e poucos comandos de texto.
A fintech chamou atenção ao trazer Brian Baumgartner – o Kevin da série The Office – para seu comercial. No vídeo, o ator usa a plataforma de gestão de gastos com IA da Ramp para “se multiplicar” e dar conta de uma pilha de tarefas.
Como piada interna para fãs da série, Baumgartner aparece carregando uma panela de chili, referência à famosa cena em que seu personagem derrama a receita no chão do escritório.
A empresa de gestão de força de trabalho em nuvem estreou no Super Bowl com um anúncio estrelado pelo comediante Tim Robinson. A trama envolve a contratação de um monstro alienígena, satirizando dores de cabeça do RH e a promessa de automação via IA.
A companhia de saúde abordou desigualdades no acesso a tratamentos, ironizando os extremos a que pessoas ricas recorrem para viver mais — com referências veladas ao voo espacial da Blue Origin em 2021 e às rotinas caríssimas de longevidade de Bryan Johnson.
Nos últimos anos, a empresa lançou a ferramenta MedMatch, baseada em IA, para oferecer recomendações mais personalizadas, especialmente em saúde mental e bem-estar.
A Wix destacou sua nova plataforma Wix Harmony, que promete criar sites tão facilmente quanto conversar com um amigo. Lançado em janeiro, o sistema combina geração automática com IA, “vibe coding” e edição visual completa.
A principal rival, Squarespace, também marcou presença no Super Bowl deste ano, com um anúncio de tom mais cinematográfico estrelado por Emma Stone e dirigido por Yorgos Lanthimos.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Morre o influenciador Henrique Maderite, aos 50 anos
2
Quem era Henrique Maderite e como surgiu o bordão “sexta-feira, meio-dia”
3
Credores se organizam contra Fictor e preparam cobrança de R$ 4 bilhões
4
De Palmeiras a Augusto Cury: veja quem são os credores da Fictor, que pediu recuperação judicial
5
Raízen esclarece rumores sobre dívida bilionária após questionamento da CVM