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iFood lança ferramenta de IA que permite fazer pedidos pelo WhasApp
Publicado 10/10/2025 • 21:35 | Atualizado há 4 horas
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Publicado 10/10/2025 • 21:35 | Atualizado há 4 horas
KEY POINTS
O iFood lançou a assistente de inteligência artificial (IA) generativa Ailo, que permite ao consumidor fazer pedidos por meio de conversas no WhatsApp, com uma agilidade 33% maior do que pelo aplicativo tradicional.
A ferramenta está em fase de testes, e a expectativa da empresa é que ela melhore a experiência do consumidor, oferecendo opções de acessibilidade — já que as compras podem ser feitas por voz ou texto, dentro do aplicativo de mensagens.
Segundo Isabella Piratininga, diretora de Tecnologia e Inovação do iFood, o sistema entende contextos e preferências dos consumidores, sugerindo opções personalizadas.
Ela explica que o projeto faz parte da estratégia da empresa de ampliar a interação com o cliente fora do aplicativo original, acompanhando o usuário em diferentes canais de comunicação.
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Desde o início dos testes, em junho de 2025, mais de 70 mil pessoas já interagiram com o assistente, gerando 100 mil conversas e um aumento de 48% nas conversões de busca.
“Isso prova que estamos sendo muito assertivos naquilo que o consumidor está procurando”, afirmou Piratininga.
A base tecnológica do Ailo integra modelos de IA da Anthropic, OpenAI e AWS, combinados ao Large Commerce Model (LCM), desenvolvido em parceria com a Prosus.
O LCM é treinado com bilhões de interações de consumo e permite entender intenções e hábitos dos usuários, oferecendo recomendações mais precisas e personalizadas.
O iFood pretende expandir os testes ao longo dos próximos 12 meses, consolidando o Ailo como parte central da sua estratégia de conveniência e personalização.
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