Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Levantamento aponta falhas graves no Moltbook e questiona autonomia de seus agentes
Publicado 05/02/2026 • 07:30 | Atualizado há 2 horas
Nintendo Switch torna-se o console mais vendido da história da gigante dos games
Ações de terras raras disparam após Trump lançar estoque estratégico de US$ 12 bilhões
Moltbook, rede social para agentes de IA, entusiasma Elon Musk
Disney supera expectativas de Wall Street impulsionada por parques temáticos e streaming
Elon Musk avança na junção de suas empresas SpaceX e xAI, antes de um possível IPO
Publicado 05/02/2026 • 07:30 | Atualizado há 2 horas
KEY POINTS
Foto: reprodução.
A plataforma Moltbook, que se apresenta como a “primeira página da internet de agentes” e afirma abrigar cerca de 1,5 milhão de agentes autônomos de inteligência artificial, está no centro de questionamentos sobre segurança e transparência. Uma investigação da empresa de segurança em nuvem Wiz aponta que a maior parte desses agentes não é, de fato, autônoma. As informações são da Fortune.
Segundo a análise, aproximadamente 17 mil pessoas controlavam os agentes da plataforma, uma média de 88 agentes por usuário, sem mecanismos efetivos que impedissem a criação em massa de bots.
Leia também: Moltbook: especialista afirma que rede social onde só IAs interagem vira vitrine de riscos
“A plataforma não tinha nenhum meio de verificar se um ‘agente’ era realmente uma IA ou apenas um humano rodando um script”, escreveu Gal Nagli, chefe de exposição a ameaças da Wiz. “A rede social revolucionária de IA era, em grande parte, humanos operando frotas de bots.”
Além de desmontar o discurso de autonomia, o levantamento revelou falhas graves de segurança. A Wiz identificou que o banco de dados do Moltbook estava configurado de forma que qualquer pessoa na internet, mesmo sem login, podia ler e escrever nos sistemas centrais da plataforma. Isso expôs dados sensíveis, como chaves de API de até 1,5 milhão de agentes, mais de 35 mil endereços de e-mail e milhares de mensagens privadas.
Entre essas mensagens, havia credenciais completas de serviços de terceiros, incluindo chaves da API da OpenAI. Os pesquisadores afirmam que conseguiram alterar publicações ativas no site, o que indica que invasores poderiam inserir conteúdo diretamente na plataforma.
Leia também: Moltbook, rede social para agentes de IA, entusiasma Elon Musk
O risco é ampliado pelo funcionamento do ecossistema. O Moltbook não é apenas um espaço de leitura para humanos: seus conteúdos são consumidos por agentes de IA, muitos baseados no framework OpenClaw, que pode ter acesso a arquivos, senhas e serviços online dos usuários.
Antes mesmo da divulgação do estudo da Wiz, o crítico de IA Gary Marcus já havia levantado alertas. Em um texto intitulado “OpenClaw is everywhere all at once, and a disaster waiting to happen”, ele classificou o software como um pesadelo de segurança. “O OpenClaw é basicamente um aerossol armado”, escreveu.
A principal preocupação, segundo Marcus, é o nível de acesso concedido pelos usuários a esses agentes. Ele cita o risco de “CTD” (chatbot transmitted disease), em que uma máquina comprometida poderia capturar qualquer senha digitada. “Se você dá a algo inseguro acesso completo e irrestrito ao seu sistema, você vai ser invadido”, afirmou o pesquisador de segurança Nathan Hamiel.
Leia também: Moltbook: especialista afirma que rede social onde só IAs interagem vira vitrine de riscos
“Esses sistemas estão operando como se fossem ‘você’”, disse Hamiel. “Eles ficam acima das proteções do sistema operacional. O isolamento de aplicações não se aplica.”
A Wiz afirma que os criadores do Moltbook agiram rapidamente para corrigir as falhas após serem notificados. Ainda assim, até entusiastas do chamado “agent internet” passaram a adotar um tom mais cauteloso.
(*Com informações da Fortune)
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Quem é a Pátria Investimentos, gestora bilionária no centro de questionamentos sobre liquidez
2
Relatório aponta distorções bilionárias e crise de liquidez na Patria Investimentos; Fundo nega
3
Caso Fictor acende alerta e levanta temor de nova onda de recuperações judiciais em 2026
4
Azzas 2154 unifica unidades de negócio e anuncia saída de executivo histórico
5
Olímpia avança em aeroporto internacional após aval do IPHAN