Nvidia: ações caem após investigação na China por suspeita de violação à lei antimonopólio
Publicado 09/12/2024 • 10:42 | Atualizado há 4 meses
Trump vai se reunir com executivos da Walmart, Target e Home Depot para discutir tarifas
China promete retaliação contra países que apoiarem os esforços dos EUA para isolá-la
Trump pode fazer mudanças radicais no Departamento de Estado dos EUA, segundo documento obtido pela CNBC
Especialistas veem riscos maiores de estagflação. Veja o que isso significa para o bolso americano
Global Payments anuncia acordo de US$ 24 bilhões para comprar a Worldpay
Publicado 09/12/2024 • 10:42 | Atualizado há 4 meses
KEY POINTS
Imagem de chip da Nvidia
Pexels
As ações da Nvidia recuaram nesta segunda-feira (9) após o anúncio de que um regulador chinês está investigando a empresa por possíveis violações à lei antimonopólio do país.
Antes da abertura do mercado, os papéis registraram queda de cerca de 2%.
De acordo com o governo chinês, a Administração Estatal de Regulação de Mercados (SAMR) iniciou a investigação em relação à aquisição da Mellanox, fabricante de chips israelense, pela Nvidia.
“Nos últimos dias, devido à suspeita de violação da lei antimonopólio da China pela Nvidia e às condições restritivas impostas pela Administração Estatal de Regulação de Mercados à aquisição das ações da Mellanox, foi aberta uma investigação em conformidade com a lei”, informou o órgão, em declaração traduzida pela CNBC.
A Nvidia ainda não se pronunciou sobre o caso.
A investigação ocorre em um momento de aumento das tensões entre Estados Unidos e China no setor de semicondutores. Na última semana, a administração Biden anunciou novas restrições para empresas de ferramentas de chips, ampliando uma série de medidas recentes para limitar o acesso da China às tecnologias mais avançadas.
Nos últimos anos, os EUA têm restringido empresas como a Nvidia de vender seus chips mais avançados de inteligência artificial (IA) para a China, em um esforço para conter o avanço militar do país. Em resposta, a Nvidia tem desenvolvido novos produtos que atendem às regulamentações impostas pelos EUA, permitindo sua comercialização no mercado chinês.
Apesar das dificuldades, as ações da companhia tiveram um desempenho notável em 2023, acumulando alta de quase 188%, impulsionadas pela euforia dos investidores com o setor de IA, especialmente após o lançamento do ChatGPT há mais de dois anos. A valorização da Nvidia tem sido um dos pilares para o avanço do mercado de tecnologia e da bolsa em geral.
A investigação chinesa, entretanto, lança uma nova camada de incertezas para a empresa, que está no centro das atenções da revolução tecnológica impulsionada pela inteligência artificial.
Mais lidas
Dólar americano cai ao menor valor em 3 anos após ameaças de Trump a presidente do Fed
CNBC Daily Open: Investidores ficam cautelosos com ativos dos EUA enquanto Trump intensifica ataques a Powell
Lula e Janja irão ao funeral do Papa Francisco em Roma
Funeral do Papa Francisco é marcado para o sábado (26)
CEO da Lindt diz que não há recuperação à vista para o mercado de cacau em dificuldades e fala de impactos limitados das tarifas de Trump no negócio