Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
OpenAI anuncia melhorias no ChatGPT para prevenir riscos de suicídio após ação judicial
Publicado 26/08/2025 • 23:39 | Atualizado há 3 horas
Fed e Trump afirmam que acatarão decisão judicial sobre poder do presidente de demitir Cook
OpenAI anuncia melhorias no ChatGPT para prevenir riscos de suicídio após ação judicial
Navios, aviões e bilhões em investimento: Lee, da Coreia do Sul, conquista Trump com acordos
Google diz que canais da Fox podem sair do YouTube TV se acordo não for fechado
Qual o segredo do sucesso de Labubu, o boneco chinês febre no Brasil e no mundo?
Publicado 26/08/2025 • 23:39 | Atualizado há 3 horas
KEY POINTS
Pixabay
ChatGPT.
Em meio a discussões sobre segurança em inteligência artificial, a OpenAI anunciou nesta terça-feira (26) novas medidas para aprimorar o ChatGPT em situações delicadas, como quando usuários demonstram intenção suicida. O anúncio ocorre após uma ação judicial movida pelos pais de Adam Raine, adolescente de 16 anos que morreu por suicídio, responsabilizando o chatbot pelo episódio.
Em comunicado publicado em seu blog, a OpenAI reafirmou o compromisso com melhorias contínuas. “Seguiremos aprimorando, guiados por especialistas e fundamentados na responsabilidade com as pessoas que utilizam nossas ferramentas”, afirmou a empresa, acrescentando esperar que outras organizações também colaborem na proteção de usuários em momentos de vulnerabilidade.
Leia também:
Empresas de Musk processam Apple e OpenAI por esquema anticompetitivo
ChatGPT-5: expectativas, frustrações e o que muda no uso da IA
Sam Altman, da OpenAI, diz que EUA subestimam avanço da China em inteligência artificial
De acordo com reportagem da NBC News, a família Raine alegou no processo que o ChatGPT “ativamente ajudou Adam a explorar métodos de suicídio”. Apesar disso, a OpenAI não mencionou o caso nem a ação judicial em sua nota pública.
A empresa, no entanto, reconheceu limitações do sistema: embora o ChatGPT seja treinado para estimular a busca por ajuda, pode acabar oferecendo respostas inadequadas em interações prolongadas, em desacordo com seus parâmetros de segurança.
Para enfrentar esses riscos, a OpenAI informou que trabalha em uma atualização do GPT-5, lançado recentemente, com o objetivo de reduzir o tom de conversas de risco. Além disso, estuda mecanismos para conectar usuários a terapeutas certificados antes que uma crise aguda ocorra.
Entre as propostas avaliadas estão a criação de uma rede de profissionais licenciados acessível pela própria plataforma e a possibilidade de envolver familiares e amigos próximos.
A companhia também anunciou planos para lançar ferramentas de controle parental, permitindo que responsáveis acompanhem como adolescentes acessam e utilizam o ChatGPT.
O advogado Jay Edelson, representante da família Raine, disse à CNBC que a OpenAI não procurou os pais para prestar condolências ou discutir melhorias de segurança. “Se você vai usar a tecnologia de consumo mais poderosa do planeta, precisa confiar que os fundadores têm um senso moral. Essa é a dúvida sobre a OpenAI agora: como alguém pode confiar neles?”, questionou.
Casos semelhantes ao de Adam Raine têm acendido alertas. No início de agosto, a escritora Laura Reiley relatou ao New York Times que sua filha, de 29 anos, morreu por suicídio após conversar sobre o tema com o ChatGPT. Em outro episódio, na Flórida, Sewell Setzer III, de 14 anos, também morreu depois de interagir com um chatbot de inteligência artificial.
O avanço do uso de IA para suporte emocional e companhia tem intensificado questionamentos sobre riscos e regulação. No entanto, estabelecer regras claras para o setor ainda é um desafio.
Na segunda-feira (25), uma coalizão de empresas e investidores — entre eles o presidente da OpenAI, Greg Brockman — anunciou a criação do movimento Leading the Future, voltado a se opor a políticas que possam limitar a inovação em inteligência artificial.
__
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streaming
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Entenda como vai funcionar a nova linha de crédito de R$ 12 bi para modernização da indústria
Onda de denúncias alerta sobre que cuidados tomar ao adquirir uma franquia para evitar práticas abusivas
Número de brasileiros que pagam aluguel dispara, aponta IBGE
China criticou o vício em “blind boxes” — mas isso não deve abalar a fabricante dos bonecos Labubu
Petrobras anuncia Ricardo Wagner de Araújo como novo Diretor Executivo de Governança e Conformidade