Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Setor de pagamentos tem IA como aliada, mas precisa de proteção e confiança
Publicado 30/09/2025 • 12:14 | Atualizado há 1 mês
Trump sanciona projeto de lei e encerra shutdown mais longo da história
Google processa cibercriminosos da China por golpes em 120 países
Toyota projeta lucro maior apesar de prejuízo bilionário com tarifaço dos EUA
Jim Cramer: gastos da OpenAI levantam dúvidas sobre capacidade de financiamento
Lucro da Foxconn, fornecedora da Nvidia, supera expectativas com demanda por IA
Publicado 30/09/2025 • 12:14 | Atualizado há 1 mês
KEY POINTS
O setor de pagamentos avança rapidamente em direção a um futuro autônomo e habilitado por IA, ao mesmo tempo em que enfrenta desafios significativos relacionados à confiança, à preparação regulatória e às restrições de sistemas e infraestrutura legados. É o que demonstra uma pesquisa realizada pela HCLTech, empresa líder global em tecnologia, que anunciou nesta terça-feira (30) os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a área.
O relatório destaca um paradoxo: embora a IA seja vista como essencial para equilibrar experiências sem atrito com a proteção contra fraudes, as organizações carecem de governança e infraestrutura para implantá-la de forma responsável. Quase metade (49%) opera sem políticas formais de IA, e preocupações com fraudes e vazamento de dados são generalizadas. Isso é ainda mais verdadeiro na Europa, onde apenas 19% dos executivos se sentem totalmente preparados para o futuro dos pagamentos.
Outras descobertas importantes
A IA está em toda parte – mas a confiança não. Embora 99% das organizações utilizem IA em operações de pagamento, 91% dos executivos expressam preocupação com seus riscos e 60% consideram ineficazes as atuais ferramentas de detecção de fraudes por IA.
Embora o futuro seja autônomo, os líderes não estão prontos Mais da metade (52%) das organizações esperam se tornar autônomas dentro de 18 a 24 meses, mas apenas 17% estão operando plenamente nesse modo.
A inovação vence, mas a modernização está atrasada – mais da metade dos executivos (52%) já implementa estratégias de transformação e 58% preferem adotar métodos inovadores em vez de refinar os legados. Mas apenas 20% das empresas possuem sistemas de dados nativos da nuvem e em tempo real para dar suporte à inovação.
As expectativas dos clientes estão gerando urgência. 87% dos executivos temem perder clientes sem recursos de pagamento instantâneo.
“Os líderes em pagamentos estão adotando a inovação, mas a lacuna entre ambição e prontidão é gritante”, disse Srinivasan Seshadri, diretor de crescimento e diretor global de serviços financeiros da HCLTech. “Esta pesquisa ressalta a necessidade de governança de IA responsável, modernização da infraestrutura e clareza estratégica para prosperar no cenário de pagamentos em evolução.”
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Maioria dos brasileiros que abriu negócio próprio quer voltar à CLT, mostra pesquisa
2
Oncoclinicas atinge R$ 1 bi em aumento de capital e alivia pressão da dívida
3
Bancários vão recorrer da decisão do Nubank de acabar com home office
4
Reunião para anunciar fim do regime de trabalho remoto integral tem bate-boca e Nubank demite 12 funcionários
5
IPVA 2026: qual o valor do imposto em São Paulo?