Tarifas de Trump terão impacto negativo nos anúncios online da Alphabet, insinuam executivos
Publicado 24/04/2025 • 23:07 | Atualizado há 5 horas
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Publicado 24/04/2025 • 23:07 | Atualizado há 5 horas
KEY POINTS
Sundar Pichai, CEO da Alphabet Inc. e Google CEO
ALAIN JOCARD / AFP
As políticas comerciais do presidente Donald Trump terão um impacto negativo no negócio principal de publicidade da Alphabet, empresa controladora do Google, afirmou um executivo da companhia na quinta-feira.
A Alphabet, que reportou receitas mais fortes do que o esperado no primeiro trimestre do ano, enfrenta um mercado de anúncios online que está cauteloso devido a preocupações sobre como as tarifas de Trump afetarão a economia e os gastos empresariais. Embora a palavra “tarifa” não tenha sido mencionada durante a teleconferência com os investidores, o termo “macro” foi citado várias vezes à medida que os investidores questionavam os executivos sobre os impactos econômicos futuros diante das novas políticas comerciais.
Vários estrategistas aumentaram as chances de uma recessão após Trump anunciar, em 2 de abril, tarifas para importação de produtos para os EUA vindos de dezenas de países. Em 9 de abril, Trump reduziu as tarifas para 10% por três meses.
A Alphabet provavelmente será impactada por materiais necessários para infraestrutura técnica, como data centers, que são usados para impulsionar seus esforços em inteligência artificial. A empresa também poderá enfrentar efeitos indiretos devido à retração de anúncios por conta de restrições orçamentárias.
Na teleconferência de quinta-feira, os executivos da Alphabet disseram que ainda é cedo para avaliar o impacto exato, mas destacaram que provavelmente haverá ventos contrários para o negócio de publicidade, especialmente na região Ásia-Pacífico (APAC).
“Quais outros fatores você vê nos setores de publicidade, regiões ou categorias que possam apresentar sinais de fraqueza?” questionou Brian Nowak, do Morgan Stanley.
Philipp Schindler, diretor de negócios do Google, respondeu: “Não gostaríamos de especular sobre os impactos potenciais além de notar que as mudanças na isenção de valor mínimo obviamente causarão um leve vento contrário para o nosso negócio de anúncios em 2025, principalmente de varejistas baseados na APAC.”
No início deste mês, Trump assinou uma ordem executiva que impõe uma tarifa de 30% sobre remessas com valor inferior a US$ 800, que entram nos EUA, a partir de 2 de maio. A tarifa será aumentada para US$ 50 por item em 1º de junho. Em fevereiro, Trump anulou uma brecha que, desde a década de 1930, permitia que tais pacotes fossem importados sem tarifas. A mudança trouxe desafios logísticos que atrasaram a implementação da política.
O setor de varejo, que Schindler disse ser um dos principais contribuintes para o crescimento da publicidade no primeiro trimestre, representa pelo menos 21% da receita de anúncios do Google, de acordo com estimativas da Oppenheimer & Co. Aplicativos de e-commerce chineses Temu e Shein, que foram grandes anunciantes nos EUA nos últimos anos, são de particular preocupação, e o Temu já reduziu significativamente os gastos.
“Obviamente, não somos imunes ao ambiente macroeconômico,” acrescentou Schindler.
“Eles estão começando a reagir a essas incertezas macroeconômicas que todos nós estamos experienciando?” perguntou Ross Sandler, do Barclays, sobre as marcas que anunciam no YouTube.
Schindler respondeu: “Ainda é muito cedo no segundo trimestre para ter uma visão mais específica sobre as coisas.” Ele acrescentou que o Google tem “muita experiência em lidar com tempos incertos.”
“Se o macroeconômico enfraquecer e percebermos uma desaceleração maior, você esperaria encontrar mais oportunidades para cortar custos?” perguntou Doug Anmuth, do JPMorgan.
A CFO da Alphabet, Anat Ashkenazi, disse que a empresa ainda planeja gastar US$ 75 bilhões em despesas de capital em 2025, mas estipulou que “o nível de investimento pode flutuar de trimestre para trimestre devido ao impacto de mudanças nos prazos de entrega e cronogramas de construção.”
Os investimentos serão direcionados principalmente para infraestrutura técnica, principalmente servidores, seguidos por data centers e redes, disseram os executivos em fevereiro.
A empresa ainda está focada em “impulsionar a eficiência e a produtividade em toda a organização,” disse Ashkenazi durante a teleconferência de quinta-feira, apontando seus comentários de 2024, nos quais afirmou que a organização pode “sempre ir um pouco mais longe” quando se trata de cortes de custos, o que incluiu reduções de pessoal e de imóveis.
O CEO da Alphabet, Sundar Pichai, também mencionou “eficiência” como uma forma de tentar manter uma empresa suficientemente enxuta para suportar tempestades macroeconômicas potenciais.
“Se o ambiente macroeconômico mudar e se tornar mais volátil para baixo, como os investidores devem pensar sobre os investimentos que são essenciais este ano, quase fixos, em comparação com aqueles onde pode haver mais flexibilidade?” perguntou Eric Sheridan, do Goldman Sachs.
Pichai respondeu que a empresa planeja continuar consolidando equipes e reduzindo custos em outras áreas, o que ele disse “deveria nos ajudar a ter uma organização mais resiliente, independentemente das condições macroeconômicas.”
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Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
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