CNBC

CNBCTrump pedirá à Suprema Corte dos EUA a anulação do recurso sobre tarifas

Tecnologia & Inovação

Tropeços em IA após avanço do ChatGPT favoreceram o Google em processo antitruste

Publicado 02/09/2025 • 22:21 | Atualizado há 6 horas

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • O mercado de IA generativa, altamente competitivo, acabou favorecendo o Google na forma como a empresa foi tratada após o caso antitruste do ano passado.
  • Um juiz federal decidiu na terça-feira (2) que o Google pode manter o navegador Chrome, mas está proibido de firmar contratos exclusivos.
  • O juiz distrital dos EUA, Amit Mehta, escreveu em um documento que "o surgimento da IA generativa mudou o rumo deste caso".

Quando a OpenAI abalou o mundo da tecnologia com o lançamento do ChatGPT em 2022, o Google correu para lançar um concorrente que, segundo funcionários, foi “apressado”, “feito às pressas” e “nada a ver com o padrão Google”. Esses tropeços iniciais podem ter sido uma sorte disfarçada.

Na terça-feira (2), um juiz federal rejeitou as punições mais severas propostas pelo Departamento de Justiça dos EUA (DoJ) no histórico processo antitruste aberto em 2020. O Google perdeu a causa no ano passado, mas o juiz decidiu que a gigante das buscas pode manter o navegador Chrome, contrariando o pedido do governo.

A punição mais pesada imposta proíbe o Google de fechar contratos exclusivos que envolvam pagamentos ou licenciamento. A empresa também terá que compartilhar dados de buscas.

Leia também:
Juiz decide que Google não precisa vender Chrome, mas terá que compartilhar dados com concorrentes
ChatGPT terá controle parental após morte de adolescente
Plataformas do Google movimentaram mais de R$ 215 bilhões na economia brasileira em 2024

Impacto do mercado de IA generativa na decisão judicial

O desfecho favorável ao Google, mesmo após a derrota no tribunal, é resultado principalmente do setor de inteligência artificial (IA), que se tornou ferozmente competitivo em menos de três anos.

O Google ainda é a empresa dominante nos mercados relevantes de produtos”, escreveu o juiz Amit Mehta. “Nenhum concorrente conseguiu tomar uma fatia de mercado do Google. E nenhum novo concorrente entrou no mercado. Mas as tecnologias de inteligência artificial, especialmente a IA generativa (‘GenAI’), ainda podem mudar o jogo”.

A decisão desta terça-feira (2) veio quase um ano depois de Mehta afirmar que o Google mantinha ilegalmente o monopólio das buscas na internet. As ações do Google dispararam nas negociações do pós-fechamento.

Mehta dedicou cerca de 30 páginas, entre as 226 do documento, para explicar o que é IA generativa e como está o mercado atualmente. Ele descreveu o setor como “altamente competitivo” e afirmou que há “inúmeros novos participantes” com acesso a “muito capital”.

Em outras palavras, o mercado de IA ganhou enorme importância e tem uma dinâmica de competição totalmente diferente da busca online, área em que o Google reina absoluto. Segundo o juiz, isso deve continuar assim.

O Google não pode repetir, com seus produtos de IA generativa, as mesmas práticas anticompetitivas que usou nas buscas”, escreveu Mehta.

Google e o Departamento de Justiça não responderam aos pedidos de comentário.

O papel das startups de IA generativa no processo antitruste

Startups de IA generativa são citadas várias vezes ao longo do processo.

O nome da OpenAI aparece 30 vezes, Anthropic é mencionada em seis ocasiões e a Perplexity surge em 24 menções. Anthropic e Perplexity nem existiam quando o processo foi aberto, já que surgiram em 2021 e 2022, respectivamente.

A OpenAI já existia há alguns anos, mas ainda estava longe do grande público. O lançamento do ChatGPT, no final de 2022, foi o que realmente impulsionou a onda da IA generativa. O chatbot foi citado 28 vezes no documento apresentado nesta terça-feira (2).

Atualmente, dezenas de milhões de pessoas usam chatbots de IA generativa, como ChatGPT, Perplexity e Claude, para buscar informações que antes procuravam em sites de busca”, diz o texto do processo.

A decisão também menciona a xAI, de Elon Musk, além de outras empresas como DuckDuckGo (que oferece o Duck.ai), Meta e a chinesa DeepSeek, todas concorrentes nesse mercado.

Portanto, essas medidas são tanto para estimular a concorrência entre buscadores quanto para garantir que o domínio do Google nas buscas não se repita no setor de IA generativa”, afirma o documento.

__

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streaming

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Tecnologia & Inovação