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Tesla Robotaxi obtém permissão para operar serviço de transporte no Texas
Publicado 09/08/2025 • 10:49 | Atualizado há 4 horas
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Publicado 09/08/2025 • 10:49 | Atualizado há 4 horas
KEY POINTS
Foto por BRANDON BELL / GETTY IMAGES AMÉRICA DO NORTE / Getty Images via AFP
Em vista aérea, a sede da Tesla é vista em 24 de julho de 2025, em Austin, Texas.
A Tesla recebeu autorização para operar um serviço de transporte por aplicativo no Texas, o que permitirá à fabricante de veículos elétricos competir com empresas como Uber e Lyft.
A Tesla Robotaxi LLC foi licenciada para atuar como uma “empresa de rede de transporte” até 6 de agosto de 2026, segundo registro no site do Departamento de Licenciamento e Regulação do Texas (TDLR). A permissão foi emitida nesta semana.
A empresa de Elon Musk vem operando, desde o fim de junho, um serviço limitado de transporte para passageiros convidados em Austin. A maioria desses usuários é formada por influenciadores e analistas, muitos dos quais ganham dinheiro produzindo conteúdo sobre a Tesla em plataformas como X e YouTube.
A frota em Austin é composta por veículos Model Y equipados com os mais recentes sistemas de direção parcialmente automatizada da Tesla. Os carros circulam com um “valet” — um supervisor humano de segurança no banco do passageiro dianteiro —, responsável por intervir em caso de problemas durante a corrida. Os veículos também são monitorados remotamente por funcionários em um centro de operações.
Musk, que se descreve como “patologicamente otimista”, afirmou na teleconferência de resultados da Tesla no mês passado que acredita que a empresa poderá atender metade da população dos Estados Unidos até o fim de 2025 com serviços autônomos de transporte por aplicativo.
A permissão do Texas é a primeira que permite à Tesla operar como “empresa de rede de transporte”. O TDLR informou nesta sexta-feira que esse tipo de licença autoriza a companhia a oferecer o serviço em qualquer parte do estado, inclusive com “veículos motorizados automatizados”, e não exige que haja um motorista de segurança ou valet a bordo.
A Tesla não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
Como a CNBC noticiou anteriormente, robotáxis da Tesla foram flagrados desrespeitando regras de trânsito em Austin e arredores após o início do programa piloto. Nenhum dos incidentes conhecidos resultou em ferimentos ou danos materiais graves, mas o caso atraiu atenção de autoridades federais.
Em um dos episódios, o criador de conteúdo Joe Tegtmeyer relatou que seu robotáxi não parou diante de um sinal e cancela de passagem ferroviária, obrigando um funcionário da Tesla a intervir. Segundo um porta-voz da Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário (NHTSA), a agência discutiu o caso com a Tesla por e-mail.
Historicamente, o Texas tem sido mais permissivo que outros estados em relação a testes e operações de veículos autônomos em vias públicas.
Uma nova lei, sancionada pelo governador republicano Greg Abbott e que entra em vigor este ano, exigirá que fabricantes de veículos autônomos obtenham aprovação do estado antes de iniciar operações sem motorista. A norma também concede ao Departamento de Veículos Motorizados do Texas autoridade para revogar licenças caso as empresas ou seus carros não cumpram os padrões de segurança.
Os esforços da Tesla no segmento de veículos autônomos enfrentam diversos desafios nos EUA, incluindo investigações federais, processos por responsabilidade de produto e recalls após colisões com feridos ou danos ocorridas durante o uso do Autopilot e do FSD (Full Self-Driving).
Na semana passada, um júri de um tribunal federal em Miami decidiu que a Tesla é responsável por 33% da culpa em um acidente fatal envolvendo o Autopilot.
Além disso, o Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia processou a Tesla, acusando-a de publicidade enganosa sobre seus sistemas de assistência ao motorista. Os manuais da empresa afirmam que o Autopilot e o FSD são recursos “hands on”, que exigem que o motorista esteja pronto para assumir o volante ou frear a qualquer momento. No entanto, Tesla e Musk já fizeram declarações ao longo dos anos dizendo que um Tesla pode “dirigir sozinho”.
Desde 2016, Musk promete que a Tesla será capaz de transformar todos os veículos elétricos existentes da marca em carros totalmente autônomos com uma simples atualização de software via internet. Em 2019, ele afirmou que a empresa colocaria 1 milhão de robotáxis nas ruas até 2020, promessa que ajudou a levantar US$ 2 bilhões de investidores institucionais na época.
Essas metas nunca se concretizaram e, no mercado de robotáxis, a Tesla está muito atrás de concorrentes como a Waymo, da Alphabet, nos EUA, e a Apollo Go, da Baidu, na China.
As ações da Tesla acumulam queda de 18% neste ano, o pior desempenho entre as gigantes de tecnologia.
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Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
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