Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Embraer amplia mercado na África e fecha acordo para 10 jatos E195-E2
Publicado 07/08/2025 • 10:37 | Atualizado há 3 meses
Importantes CEOs do setor imobiliário dizem que não há êxodo corporativo em Nova York após vitória de Mamdani
Famílias bilionárias optam por comprar times esportivos em vez de colecionar arte e carros
EUA e Suíça fecham acordo comercial para reduzir tarifas a 15%
EXCLUSIVO: empresas de IA admitem preocupação com bolha no mercado de ações
Alibaba mira assinaturas de IA e pagamentos tokenizados em parceria com o JPMorgan
Publicado 07/08/2025 • 10:37 | Atualizado há 3 meses
KEY POINTS
A Embraer deu mais um passo em sua presença internacional ao anunciar, nesta quarta-feira (7), a finalização de um acordo de leasing envolvendo dez jatos E195-E2. As aeronaves, produzidas no Brasil, serão entregues à Airlink, maior companhia aérea regional de serviço completo da África do Sul, por meio da empresa de leasing Azorra, com sede na Flórida (EUA).
A primeira entrega está prevista para o final de 2025, com conclusão do cronograma até 2027. A iniciativa reforça a parceria de longa data entre a Airlink e a Embraer, iniciada em 2001. Atualmente, a companhia sul-africana opera uma frota composta por 68 jatos da fabricante brasileira.
Segundo a Embraer, o modelo E195-E2 chega para ampliar a capacidade e o alcance da Airlink, permitindo operação em rotas de alta densidade e possibilitando a criação de novas conexões em regiões menos atendidas da África Subsaariana.
Com layout de classe única, os jatos comportam 136 passageiros em uma configuração 2×2, sem assentos do meio. O conforto aliado à eficiência operacional são apontados como diferenciais competitivos para rotas regionais e internacionais de curta e média distância.
“Este é um momento marcante e desafiador para a Airlink. Representa o início de uma nova fase de desenvolvimento e crescimento da nossa companhia, consolidando-a como a líder na África Austral. Mas também é desafiador, pois há muito a ser feito antes da entrada em operação da primeira aeronave, prevista para dezembro”, declarou Villiers Engelbrecht, CEO da Airlink.
A fornecedora das aeronaves será a Azorra, especializada em leasing e gestão de ativos. O CEO da empresa, John Evans, destacou que a escolha do E195-E2 reflete o compromisso com a eficiência operacional e o crescimento sustentável.
“Estamos entusiasmados em apoiar a Airlink com os jatos E2. Eles oferecem uma combinação ideal de eficiência e desempenho para companhias que buscam ampliar suas rotas e serviços sem comprometer custos”, disse Evans.
A negociação reafirma a presença estratégica da Embraer em mercados emergentes e em expansão. Segundo Arjan Meijer, presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial, o E195-E2 é o jato de corredor único mais eficiente da sua categoria, e se encaixa perfeitamente nos planos da Airlink.
“Estamos orgulhosos em ver a Airlink expandindo suas operações com o E2. Isso fortalece a parceria construída ao longo dos últimos 23 anos e comprova o valor que nossas aeronaves entregam aos nossos clientes ao redor do mundo”, afirmou Meijer.
A expansão da frota com jatos de nova geração marca um novo ciclo de modernização para a Airlink e reforça o posicionamento da Embraer como fornecedora estratégica para companhias que operam em mercados dinâmicos e de alta complexidade.
__
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Maioria dos brasileiros que abriu negócio próprio quer voltar à CLT, mostra pesquisa
2
Trump exclui itens agrícolas da tarifa recíproca e atualiza regras de importação
3
Por que a Hapvida desabou 42% na B3 em um único dia?
4
AMBIPAR: CVM vai à Justiça por dúvidas sobre transparência na empresa e quer a quebra do sigilo
5
SÉRIE EXCLUSIVA 3 — O escândalo Ambipar: quem é Tércio Borlenghi. O empresário e CEO por trás da crise já foi condenado por corrupção