CNBC

CNBCTrump oficializa acordo com o Tik Tok avaliado em US$ 14 bilhões

Transporte

Para especialista, fusão entre Gol e Azul era ‘abraço de afogados’

Publicado 26/09/2025 • 13:27 | Atualizado há 3 horas

KEY POINTS

  • Max Mostrange avalia que a fusão entre Azul e Gol fracassou porque a Gol não teria interesse em se unir a uma companhia em RJ.
  • O especialista afirma que a tentativa já nasceu desequilibrada, com Azul buscando aproveitar fragilidade da rival.
  • Para ele, o mercado aéreo brasileiro segue saturado, com empresas endividadas e pouco atrativo a novos investidores..

O anúncio de que a fusão entre Azul e Gol não foi adiante foi recebido com forte reação do mercado: as ações das duas aéreas dispararam no pregão desta sexta-feira (26). Mas, para o empresário Max Mostrange, CEO da Excellence, o desfecho era previsível.

Ele classifica a operação como um “abraço de afogados”, já que, no início das negociações, a Azul tentou se aproveitar da fragilidade da Gol, que estava em recuperação judicial no Brasil e nos Estados Unidos.

“No meio do processo, o cenário se inverteu: agora é a Azul quem está em Chapter 11 e a Gol busca sua reestruturação. Não faz sentido a Gol se contaminar com um parceiro nessa condição”, afirmou Mostrange em entrevista ao programa Real Time.

Às 13h02, os papéis da Azul avançavam 17,14%, negociados na B3 a R$ 1,23, enquanto as ações da Gol Linhas Aéreas subiam 5,66%, a R$ 5,97.

Dívidas bilionárias

Segundo o executivo, a decisão reflete a realidade financeira das companhias. A Gol acumula R$ 16 bilhões em dívida bruta, enquanto a Azul soma R$ 34 bilhões. Ambas seguem com prejuízos recorrentes.

“O mercado aéreo brasileiro não é atrativo neste momento. É um setor saturado, com retornos baixos e empresas altamente endividadas. A entrada de novos players é improvável”, avaliou.

Ações em alta, fundamentos frágeis

Apesar da disparada das ações após o fim das negociações, Mostrange vê contradição no movimento: “O mercado financeiro é otimista, mas irracional. Ignora fundamentos e tenta vender balões de ensaio. No caso de Gol e Azul, estamos discutindo cadáveres corporativos”.

Para ele, qualquer recuperação dessas empresas dependerá de um esforço de reestruturação isolada, e não de fusões. “Daqui a três ou quatro anos, se ainda estiverem vivas, pode ser que surja uma oportunidade. Hoje, o fundamento não mostra isso”, concluiu.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Transporte

;