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“Grande avanço é proporcionar uma cobrança justa e uma experiência moderna”, diz executivo da ConectCar sobre pedágio Free Flow

Publicado 27/05/2025 • 12:56 | Atualizado há 1 dia

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • A partir de julho, a Rodovia Presidente Dutra (BR-116) passará a contar com o sistema de pedágio sem barreiras no trecho entre Guarulhos e Arujá, na Região Metropolitana de São Paulo. O modelo, conhecido como Free Flow, permite a cobrança eletrônica de tarifa sem necessidade de praças físicas e filas.
  • O sistema utiliza pórticos com câmeras e antenas capazes de identificar os veículos automaticamente. Atualmente, cinco concessões rodoviárias no Brasil já operam nesse formato, entre elas a Rodovia Tamoios, em São Paulo, e uma concessão no Rio Grande do Sul.

A partir de julho, a Rodovia Presidente Dutra (BR-116) passará a contar com o sistema de pedágio sem barreiras no trecho entre Guarulhos e Arujá, na Região Metropolitana de São Paulo. O modelo, conhecido como Free Flow, permite a cobrança eletrônica de tarifa sem necessidade de praças físicas e filas.

“O grande avanço é proporcionar uma cobrança justa e uma experiência moderna, sem parar o veículo e com fluidez na via expressa”, afirmou Newton Ferrer, diretor de negócios e produtos da ConnectCar, em entrevista ao jornal Real Time, do Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC.

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Como vai funcionar

Segundo Ferrer, o sistema utiliza pórticos com câmeras e antenas capazes de identificar os veículos automaticamente. Atualmente, cinco concessões rodoviárias no Brasil já operam nesse formato, entre elas a Rodovia Tamoios, em São Paulo, e uma concessão no Rio Grande do Sul.

No trecho da Dutra, 21 pórticos foram instalados nas agulhas de acesso à via expressa. “Toda vez que você entrar na via expressa, o pórtico vai identificar o veículo e iniciar a contagem para cobrança do trecho percorrido”, explicou o executivo.

Motoristas poderão optar pela via expressa, onde haverá cobrança, ou permanecer na via local, que seguirá gratuita, mas sujeita a congestionamentos.

Cobrança proporcional e tarifa dinâmica

De acordo com Ferrer, o pedágio será cobrado proporcionalmente à distância percorrida na via expressa. Além disso, a concessionária Motiva, responsável pelo trecho, implantará tarifa dinâmica. O valor variará conforme o horário, com a proposta de reduzir o volume de veículos nos períodos de pico.

“A ideia é que a pessoa pague pelo trecho utilizado e, dependendo do horário, encontre valores mais baixos ou mais altos”, disse.

Opções para pagamento

Para quem utiliza tags de pagamento automático, como a ConnectCar, a cobrança será feita diretamente no extrato, sem necessidade de qualquer ação do motorista. Quem não possui tag poderá consultar o valor e efetuar o pagamento pelo aplicativo ou site da concessionária em até 30 dias.

Caso o pagamento não seja realizado no prazo, o motorista estará sujeito a multa por evasão de pedágio e perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Impacto para o trânsito e o meio ambiente

A substituição das praças físicas pelo Free Flow elimina a necessidade de obras de alargamento e intervenção na pista, segundo Ferrer. “Você não precisa mais daquela interferência na rodovia que causa transtorno, obra ou impacto ambiental”, concluiu.

O sistema Free Flow da Dutra será o primeiro a operar em área urbana na região metropolitana de São Paulo. A expectativa é que o modelo seja ampliado para outros trechos e rodovias no país.

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