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Petrobras será patrocinadora master da 49a. Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
Publicado 13/10/2025 • 16:16 | Atualizado há 4 horas
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Publicado 13/10/2025 • 16:16 | Atualizado há 4 horas
Pixabay
Sala de cinema
A 49ª edição da Mostra Internacional de Cinema ocorre em São Paulo entre 16 e 30 de outubro. Em 2025, o evento exibirá 373 títulos de 80 países, entre longas, curtas e séries, e terá a Petrobras como patrocinadora master. Por meio do programa Petrobras Cultural, a empresa reafirma a importância do festival e celebra 30 anos de apoio ao cinema brasileiro.
Essa trajetória começou com Carlota Joaquina e inclui títulos que marcaram o audiovisual nacional, como Cidade de Deus, Tieta do Agreste, Cazuza e Bacurau, entre outros. Ao todo, são mais de 600 filmes patrocinados, sendo 26 novas produções contempladas apenas na última seleção pública.
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“Este ano marca uma etapa muito especial na trajetória da Petrobras como incentivadora do cinema brasileiro, celebrando três décadas de apoio ao audiovisual. O lançamento do Espaço Petrobras de Cinema, o relançamento de Carlota Joaquina, nosso primeiro filme patrocinado, a estreia nacional de Malês neste mês de outubro, uma estratégia sólida de distribuição para Agente Secreto e a comemoração do terceiro ano consecutivo na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo são algumas das iniciativas que reforçam nosso compromisso com o fortalecimento e a valorização da produção audiovisual no país”, destaca Milton Bittencourt, gerente de Patrocínio Cultural da Petrobras.
Neste ano, a Mostra conta ainda com patrocínio do Itaú, Sesc, SPCine, e a colaboração da Ancine, da Embratur, da Netflix, do Instituto Guimarães Rosa e do British Council. A realização é do Ministério da Cultura e do Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
A abertura da 49ª Mostra acontece na quarta-feira, 15 de outubro, na Sala São Paulo, com a exibição do longa-metragem Sirât, de Oliver Laxe, vencedor do Prêmio do Júri do Festival de Cannes. As atrizes Stefania Gadda e Jade Oukid, que atuam na produção, estarão presentes na sessão especial.
Pelo quinto ano consecutivo, a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo promove o Encontro de Ideias Audiovisuais, um grande fórum do mercado para a discussão de ideias e formulação de novos projetos. O evento acontece entre 22 e 25 de outubro, na Cinemateca Brasileira, e está estruturado em três pilares: Mercado, Fórum e Da Palavra à Imagem.
Serão quatro dias intensos, com 46 horas de programação que incluem mesas, debates, painéis, encontros, lançamentos de livros, mentorias e reuniões one-to-one. Os cerca de 75 eventos contam com a participação de mais de 120 convidados, entre agentes nacionais e internacionais do mercado audiovisual, além de produtores e diretores do Brasil e do mundo convidados da Mostra.
Nesta edição, o Encontro recebe novamente parceiros internacionais, reforçando a importância crescente do mercado audiovisual brasileiro. No dia 24, a diretora da Mostra, Renata de Almeida, assina um memorando de cooperação entre os mercados audiovisuais do Brasil e da China, com presença massiva de representantes do Festival de Beijing, um dos mais importantes do mundo.
Denitsa Yordanova, nova chefe do UK Global Screen Fund e do International Funds no British Film Institute (BFI), participa no dia 22 de uma conversa com Tamara Tatishvili, diretora do Hubert Bals Fund, sobre apoios internacionais ao audiovisual brasileiro. O BFI é parceiro da Mostra em um projeto conjunto que integra o Ano Cultural Brasil–Reino Unido 2025–26, uma iniciativa do British Council e do Instituto Guimarães Rosa.
Ainda dentro desse projeto, a produtora Emily Morgan, da Quiddity Films (UK), participará de rodadas de negócios com projetos brasileiros. As ações têm o objetivo de fomentar coproduções entre o Brasil e o Reino Unido.
Da Holanda, o Hubert Bals Fund retorna para apresentar o HBF+Brasil, fundo exclusivo de apoio a projetos brasileiros em desenvolvimento. Realizada em parceria com a SPCine, a RioFilme e o Projeto Paradiso, a iniciativa nasceu a partir de um diálogo sobre investimentos em desenvolvimento iniciado na edição passada do Encontro.
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Felipe Machado é analista de economia e negócios do canal Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC. É jornalista, escritor e guitarrista fundador da banda VIPER
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