CNBC
Heineken.

CNBCHeineken: CEO afirma à CNBC que cortes são “fundamentais” para garantir lucros e financiar IA

Música

Turnê de retorno do BTS impulsiona turismo e faz buscas por hotéis saltarem até 6.700%

Publicado 12/02/2026 • 08:23 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • A turnê de retorno do BTS impulsionou picos de três dígitos nas buscas por viagens em toda a Ásia.
  • Os ingressos esgotaram em 20 minutos, impulsionando os preços de revenda para até 40 vezes o valor original.
  • As cidades anfitriãs esperam aumentos breves e concentrados nos gastos com hotéis e turismo.

Divulgação

Grupo BTS

O turismo motivado por shows deve ser um dos motores mais lucrativos da indústria de viagens neste ano, segundo a Trip.com, e a próxima turnê mundial de retorno do grupo de K-pop BTS parece estar reforçando essa tendência.

Passagens aéreas e quartos de hotel nos locais da turnê – em 34 cidades da Ásia, América do Norte e do Sul, Austrália, Europa e Reino Unido, de abril de 2026 a março de 2027 – se esgotaram tão rapidamente quanto os ingressos para os shows, e espera-se que turistas adicionais gerem um aumento extra de receita para as cidades-sede.

Leia também: BTS anuncia três shows no Brasil em 2026; veja as datas

Dentro de 48 horas após o anúncio da turnê, em 13 de janeiro, as buscas de viagens para as cidades sul-coreanas Seul e Busan aumentaram 155% e 2.375%, respectivamente, em comparação com a semana anterior ao anúncio, segundo a plataforma de reservas Hotels.com.

O impulso também se estendeu além da Coreia do Sul. Na cidade anfitriã de Kaohsiung, em Taiwan, as buscas dispararam 6.700% na comparação anual durante a data de 19 de novembro da turnê, de acordo com outra plataforma de viagens, a Booking.com.

Outras grandes turnês que devem atrair viagens internacionais neste ano incluem as de Bruno Mars, Harry Styles e do grupo de K-pop EXO.

Leia também: Demanda de voos para São Paulo saltam após anúncio de shows do grupo BTS

Dedos mais rápidos vencem

Apesar de abranger mais regiões do que nunca e triplicar a oferta de ingressos, a turnê mais recente do BTS, intitulada “Arirang”, esgotou em 20 minutos. A turnê anterior, “Permission to Dance”, realizada entre 2021 e 2022, esgotou em 5 a 6 horas.

Fãs que não conseguiram concluir a compra devido a problemas de conexão com a internet ou reflexos insuficientes durante a venda de ingressos tiveram de recorrer ao mercado secundário.

Os preços de revenda de ingressos para “Arirang” responderam ao apetite voraz dos fãs: alguns bilhetes listados na plataforma StubHub chegaram a cerca de US$ 7.276, quase 40 vezes o preço original, segundo verificação da CNBC.

Leia também: K-pop no Brasil: confira os shows já confirmados e quanto custam os ingressos

Os fãs também tiveram dificuldade para encontrar acomodações adequadas, já que a alta demanda alimentou a prática de preços abusivos.

Quartos de hotel próximos a grandes centros de transporte na Coreia do Sul ficaram totalmente reservados nas datas da turnê do BTS, mesmo com alguns cobrando mais do que o dobro das tarifas típicas de fim de semana, segundo relatos locais.

BTS gera impulso turístico de curto prazo

Embora turistas de shows geralmente viajem apenas para ver seus ídolos no palco, sua presença esporádica, porém concentrada, pode gerar picos acentuados de gastos, afirmou Prudence Lai, consultora da Euromonitor International.

Isso ocorre porque a escassez desse tipo de evento pontual, em contraste com a previsibilidade de eventos anuais, cria uma “oportunidade única na vida” para os fãs, o que aumenta a demanda e torna o setor tão lucrativo, disse Ben Kruger, diretor de marketing do Event Tickets Center.

Para efeito de comparação, o festival anual de música e artes Coachella, na Califórnia, gerou aproximadamente metade das buscas na internet que o anúncio de ingressos do BTS conseguiu produzir, observou Kruger.

Houve um aumento concentrado nas buscas por acomodações de três e quatro estrelas próximas aos locais de shows do BTS nas cidades anfitriãs, segundo a Hotels.com.

Mais do que apenas a proximidade dos locais dos shows, esses turistas também consideram outros fatores ao escolher hospedagem. Viajantes avaliam custo, segurança e consistência de serviço ao reservar acomodações, disse Lai.

Alguns hotéis já estão se adaptando para atender às necessidades desse público. Na Espanha, o Palace Hotel Madrid preparou equipes de concierge para auxiliar no planejamento de transporte e opções gastronômicas antes e depois dos shows do BTS e do artista porto-riquenho Bad Bunny, cujas turnês mundiais se sobrepõem em junho.

Já os frequentadores de shows que acrescentam alguns dias à viagem se assemelham mais a “viajantes de negócios que adicionam um período de lazer após a viagem corporativa”, disse Lai.

Ela acrescentou que, ao contrário de viajantes de luxo que buscam uma experiência totalmente personalizada, os fãs de shows querem apenas “um lugar para dormir e depois ir ao show. Portanto, é um tipo de turismo muito diferente do que estamos vendo agora.”

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Música

;