Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
“O Brasil foi o país que mais cresceu entre os 10 maiores mercados musicais do mundo”, diz head de música do Spotify Brasil
Publicado 06/06/2025 • 14:05 | Atualizado há 7 dias
Irã responde ataque de mísseis e lança 100 drones contra Israel; mercados oscilam
Por que Irã não bloqueará a artéria petrolífera do Estreito de Ormuz, mesmo com guerra com Israel se aproximando
Ministro da Defesa de Israel anuncia ‘situação especial’ após ataque israelense ao Irã
Quem se beneficia do projeto de lei “grande e bonito” de Trump depende em grande parte da renda. Crianças não são exceção.
Preços do petróleo sobem mais de 8% após ataques israelenses
Publicado 06/06/2025 • 14:05 | Atualizado há 7 dias
KEY POINTS
Em 2024, o Spotify pagou R$ 1,6 bilhão em royalties para artistas brasileiros. O dado foi confirmado por Carolina Alzuguir, head de música do Spotify Brasil, em entrevista sobre o desempenho do setor no país ao Real Time, do Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC.
“O Brasil foi o país que mais cresceu entre os 10 maiores mercados musicais do mundo”, afirmou a executiva. Segundo ela, o consumo de música brasileira aumentou 20% no ano, com 25 milhões de horas de músicas nacionais ouvidas na plataforma.
A música brasileira também ganhou mais espaço no exterior. Foram criadas 815 milhões de playlists com faixas brasileiras no mundo, e o consumo de artistas femininas cresceu 51% fora do país em 2024, acumulando alta de 150% nos últimos 11 anos. Carolina destacou que gêneros como funk e trap tiveram forte ascensão no período.
Artistas como Henrique & Juliano, Ana Castela e Anitta lideraram as audiências no Brasil em 2023. Anitta, inclusive, alcançou o primeiro lugar global em execuções na plataforma. Outro exemplo recente citado por Carolina foi o artista independente Veigh, que teve o álbum mais ouvido no mundo na semana de lançamento.
Leia também:
Artistas brasileiros recebem R$ 1,6 bilhão e batem recorde de royalties no Spotify
Mercado Livre investe na música e lança festival para se conectar com a Geração Z
Segundo a head de música do Spotify Brasil, 70% dos royalties gerados no país em 2023 e 2024 foram destinados a artistas independentes, que utilizam distribuidoras em vez de gravadoras. “O Spotify democratizou o acesso à música e à audiência, permitindo que os artistas se conectem diretamente com seus fãs”, explicou.
Para auxiliar na divulgação e monetização, a plataforma oferece ferramentas como páginas de contagem regressiva para lançamentos e pré-saves de álbuns, além de notificações para os seguidores. Carolina ressaltou que a empresa mantém o relatório Loud & Clear, que divulga dados transparentes sobre os pagamentos e a economia do streaming.
A área de podcasts, embora separada da divisão de música no Spotify Brasil, também apresentou crescimento, segundo Carolina. Ela informou que, além de anúncios e merchandising, a empresa está desenvolvendo novas formas de monetização para os criadores de conteúdo.
O Spotify encerrou 2024 com 678 milhões de usuários ativos no mundo, sendo 268 milhões assinantes pagos. A América Latina representa 22% dos usuários ativos mensais da plataforma e 23% dos assinantes globais.
—
📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Irã responde ataque de mísseis e lança 100 drones contra Israel; mercados oscilam
Aiatolá Khamenei promete “punição severa” a Israel após ataque ao Irã
Bets ilegais são usadas por 3 em cada 4 apostadores no Brasil, aponta pesquisa
Trump diz que “deu uma chance ao Irã” e apela por acordo nuclear “antes que seja tarde demais”
Hezbollah alerta Israel: ataques ao Irã "ameaçam incendiar a região"