Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Onde está o Papai Noel? Comando de defesa aeroespacial dos EUA faz rastreamento
Publicado 25/12/2024 • 13:58 | Atualizado há 8 meses
Analista diz que intervenção do governo na Intel é ‘essencial’ para a segurança nacional dos EUA
Trump diz que reunião com Putin foi ‘produtiva’, mas negociações sobre Ucrânia não avançam
Applied Materials cai 13% após previsão fraca devido à demanda na China
OpenAI negocia venda de US$ 6 bi em ações; com transação empresa passaria a ser avaliada em cerca de US$ 500 bi
Mercado imobiliário global segue caro: nem o mais ‘acessível’ cabe no bolso
Publicado 25/12/2024 • 13:58 | Atualizado há 8 meses
KEY POINTS
Aproveitando o Natal, o Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (Norad, em inglês) celebra seus 69 anos de uma tradição inusitada: rastrear o trajeto do Papai Noel enquanto ele entrega presentes ao redor do mundo.
Utilizando satélites, radares e tecnologia de infravermelho, a agência compartilha atualizações em tempo real por meio de um site que permite que crianças e famílias acompanhem os movimentos Papai Noel.
Tudo começou em 1955, com um engano telefônico. Um anúncio de jornal convidava crianças a ligarem para conversar com o Papai Noel, mas o número publicado, por acidente, redirecionava as chamadas para o então Comando de Defesa Aérea Continental, um precursor do Norad.
Um oficial de plantão percebeu o equívoco, mas decidiu entrar na brincadeira e informou a localização do Papai Noel com base no fuso horário. O gesto se tornou notícia, e a tradição ganhou força ano após ano, evoluindo com o avanço da tecnologia.
Hoje, o rastreamento do Papai Noel vai além do lúdico: também visa promover uma conexão entre as Forças Armadas dos Estados Unidos e a população, especialmente com crianças.
Além do site oficial, o público pode acessar o trajeto do Papai Noel por meio de aplicativos e redes sociais do Norad, que disponibilizam mapas interativos e contagens ao vivo.
Com o tempo, o Norad incorporou novas tecnologias ao rastreamento. Hoje, satélites com sensores de calor detectam a assinatura térmica das renas, enquanto radares de última geração monitoram o trenó em tempo real.
Mais recentemente, drones foram integrados à vigilância, aumentando a precisão e segurança do percurso. O site dedicado ao rastreamento também inclui informações educativas e curiosidades sobre o Natal.
Além de entreter crianças ao redor do mundo, o rastreamento do Papai Noel também é um evento para o marketing. O Norad organiza ações públicas, como a participação do bom velhinho na abertura da Bolsa de Valores de Nova York.