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Crunchyroll aposta na força da dublagem e na conexão entre gerações para crescer no Brasil
Publicado 07/12/2025 • 19:30 | Atualizado há 1 hora
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Publicado 07/12/2025 • 19:30 | Atualizado há 1 hora
KEY POINTS
Foto: Ron Guimarães
A presença do streaming de animes Crunchyroll na CCXP25 reforçou a posição do Brasil como um dos mercados mais estratégicos para o universo dos animes. Em entrevista exclusiva, Roberta Fraissat, diretora de Marketing LATAM, destacou que o estande deste ano foi concebido a partir do que a marca observa diariamente nas redes sociais: “A grande estrela é a área de dublagem. No México foi um sucesso e aqui ampliamos o espaço. Está sempre lotado”, afirmou.
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A estrutura, desenvolvida em parceria com o estúdio e escola Dubrasil, permite que os visitantes vivenciem o processo de dublagem de cenas icônicas, aproximando fãs e profissionais de voz. Para Roberta, isso reflete uma característica única do país: “Temos uma das melhores dublagens do mundo e a relação do brasileiro com os dubladores é muito forte”.
Segundo Roberta, o anime deixou de ser um segmento de nicho para se consolidar como produto de massa no país:
“Hoje vemos diferentes gerações se conectando com o anime. Quem cresceu com Cavaleiros do Zodíaco apresenta Naruto, Jujutsu Kaisen ou Dr. STONE para os filhos. É um encontro de gerações”.
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Esse engajamento se traduz em números. Ao citar estudos internos, ela destacou que há 1,5 bilhão de fãs de anime no mundo fora do Japão e Coreia, com o Brasil entre os maiores mercados em expansão.
Outro aspecto cultural apontado pela executiva é o interesse do público local por protagonistas femininas, exemplificado em títulos como Diários de Uma Apotecária, uma das ativações do estande.
A CCXP25 é considerada um ponto de contato essencial com o público da marca.
“Estamos todos os dias com eles nas redes sociais, mas aqui temos uma interação real. É um momento de muitos insights”, afirmou Roberta. Ela adiantou que, em 2026, a Crunchyroll deve ampliar sua participação em eventos presenciais e em pré-estreias de cinema no país: “Os fãs podem esperar surpresas”.
No Palco Thunder, a Crunchyroll realizou o maior encontro de dubladores de anime já visto em um painel no Brasil, em uma celebração que emocionou o público. Profissionais que marcaram gerações foram homenageados, enquanto a plataforma exibiu conteúdos exclusivos — entre eles, uma despedida especial de My Hero Academia, que entra em sua reta final.
A empresa também apresentou novas imagens da 3ª temporada de Jujutsu Kaisen, trailers inéditos e prévias de séries programadas para 2026, como Tamon’s B-Side, Jack-of-All-Trades, Party of None e a nova fase de Welcome to Demon School! Iruma-kun.
Houve ainda destaque para a participação brasileira na trama de Dr. STONE, com vídeo enviado pela equipe do Japão e performance ao vivo do dublador Felipe Grinnan, voz nacional de Senku.
Quem visitou o estande pôde participar de:
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