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TikTok restaura acesso ao aplicativo nos EUA
Publicado 19/01/2025 • 14:41 | Atualizado há 7 meses
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Publicado 19/01/2025 • 14:41 | Atualizado há 7 meses
KEY POINTS
Logomarca do TikTok
Reprodução
O TikTok afirmou neste domingo (19) que vai restaurar o acesso ao aplicativo dos usuários nos Estados Unidos, após um bloqueio que começou durante a madrugada.
Em um comunicado, o TikTok afirmou que seus serviços estão voltando ao ar depois que o presidente eleito Donald Trump deu garantias para os fornecedores de serviços da empresa. Veja abaixo o comunicado em inglês.
Trump publicou em sua rede social Truth Social um pedido para que o aplicativo permanecesse disponível. Ele afirmou que quer o TikTok disponível para transmitir sua posse, na segunda-feira (20).
O TikTok desconectou o acesso aos usuários nos Estados Unidos no fim da noite de sábado (18), depois que uma proibição nacional passou a vigorar.
A mensagem com a qual os usuários se depararam é a seguinte:
“Uma lei que proíbe o TikTok entrou em ação nos EUA. Infelizmente, isso significa que você não pode usar o TikTok agora”.
“Nós temos sorte pois o presidente Trump sinalizou que vai trabalhar conosco em uma solução para restabelecer o TikTok quando ele assumir. Fique ligado!”
A Apple e a Google retiraram o aplicativo de suas lojas de aplicativo para estar em conformidade com a lei.
O Congresso aprovou uma lei que proíbe o TikTok nos EUA por seus vínculos com a China. A lei é embasada na noção de que há preocupações de segurança nacional para os americanos.
O presidente Joe Biden sancionou a lei, e a Suprema Corte do país afirmou que ela é constitucional.
A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu proibir o TikTok no país na última sexta-feira –a única condição que permitiria a liberação do aplicativo seria se a empresa que o controla, a chinesa ByteDance, o vendesse.
O TikTok começou a ganhar espaço nos EUA nessa época, principalmente como um aplicativo usado por jovens para clipes de dança curtos e vídeos de dublagem.
O grande sucesso do TikTok veio durante a pandemia de 2020, quando os consumidores procuravam maneiras de passar o tempo e se conectar com os outras pessoas.
O aplicativo foi tão bem-sucedido que gigantes da internet como Meta e Google lançaram serviços similares. A Meta introduziu o Reels para usuários do Instagram nos EUA em agosto de 2020 e depois o adicionou ao Facebook. O Google lançou o YouTube Shorts nos EUA em março de 2021.
Apesar da concorrência, o TikTok continuou a crescer.
O TikTok tem cerca de 115 milhões de usuários ativos mensais nos EUA, contra 258 milhões no YouTube, 253 milhões no Facebook e 131 milhões no Instagram, de acordo com a empresa de inteligência de mercado Sensor Tower.
Embora o TikTok fique atrás de seus concorrentes em número total de usuários, o aplicativo chinês se tornou um centro para criadores, definidos como usuários com mais de 1.000 seguidores. O TikTok tem quase 8,5 milhões de usuários nos EUA que se enquadram nessa categoria, contra cerca de 5,2 milhões no Instagram e 1,1 milhão no YouTube, de acordo com a plataforma de marketing de influenciadores HypeAuditor.
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