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Brasil 2030: “Brasil tem hoje o maior programa de concessões rodoviárias privadas do mundo”, diz CEO da Motiva
Publicado 02/07/2025 • 09:54 | Atualizado há 13 horas
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Publicado 02/07/2025 • 09:54 | Atualizado há 13 horas
KEY POINTS
O evento Brasil 2030: Concessões e Consumo, Caminhos para o Desenvolvimento do Brasil, promovido pelo Times Brasil — Licenciado Exclusivo CNBC, reúne autoridades, empresários e especialistas nesta terça-feira (2) em Brasília para discutir os rumos do setor de infraestrutura e concessões no país.
“O Brasil tem hoje o maior programa de concessões rodoviárias privadas do mundo”, disse Miguel Setas, CEO da Motiva, em entrevista. Ele destacou o protagonismo do setor privado na expansão da infraestrutura nacional, especialmente no segmento de mobilidade.
Segundo Setas, o Brasil deverá atingir, em 2024, o maior volume de investimentos em infraestrutura da sua história, somando R$ 288 bilhões em áreas como energia elétrica, transporte, saneamento e telecomunicações.
O executivo citou dados da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), que apontam um crescimento em relação a 2023, quando o total investido foi de R$ 259 bilhões.
O CEO da Motiva ressaltou que a participação da iniciativa privada, por meio de concessões, é essencial para viabilizar os aportes necessários ao setor.
Ele informou que a empresa possui um plano de investimentos de R$ 55 bilhões para os próximos anos e que, em 2023, registrou o maior investimento da história da companhia, com R$ 7,5 bilhões aplicados em projetos de mobilidade.
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Miguel Setas revelou que, até o momento, já foram realizados 14 leilões de rodovias federais no país, incluindo novas concessões e repactuações contratuais.
A Motiva participou de diversos certames e arrematou três projetos, entre contratos estaduais e federais. Segundo ele, há expectativa de novos editais nos próximos anos, compondo um “pipeline muito robusto”.
Apesar das oportunidades, o executivo destacou o custo do capital como o principal obstáculo enfrentado pelo setor.
“Estamos num cenário de Selic a 15% e com a perspectiva de agravamento fiscal sobre debêntures incentivadas, que são um mecanismo competitivo de financiamento”, avaliou.
Ele defendeu que a Medida Provisória 1303, que altera as regras para esse tipo de título, precisa ser revista.
Setas participa do painel sobre concessões, ao lado de parlamentares, CEOs de outras empresas e autoridades.
O debate integra a programação do evento Brasil 2030, que busca apontar caminhos para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do país.
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