Mesmo com o crescimento das criptomoedas nas redes, o que realmente engaja os brasileiros são os investimentos conservadores, como renda fixa, disse Amanda Brum, CMO da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC.
“Os dados mostram que os brasileiros se sentem mais à vontade para interagir com conteúdos sobre produtos como Tesouro Direto, CDBs, LCIs e LCAs, porque são investimentos mais familiares, ao contrário de criptoativos, que geram interesse, mas ainda intimidam boa parte do público pelo risco de errar ao falar ou investir”, ela explicou.
Segundo a diretora, a poupança, apesar dos baixos rendimentos, continua a ser o investimento mais citado e utilizado entre os brasileiros. “Em nossas pesquisas nacionais, a poupança segue sendo o principal destino do dinheiro dos brasileiros, o que mostra que ainda estamos no processo de tornar outros produtos tão populares e acessíveis quanto ela, e os influenciadores têm ajudado nesse processo de educação e aproximação do público com novos investimentos”.
O número de influenciadores financeiros no Brasil quase triplicou nos últimos anos, refletindo o interesse crescente por educação financeira. “Em 2020, mapeamos 266 influenciadores de finanças e hoje são mais de 740, com perfis que vão desde os mais generalistas até os ultra especializados, e isso se reflete também no público, que saltou de 74 milhões para mais de 263 milhões de contas seguindo esses perfis”, disse Amanda.
Leia mais:
O que fez o Ibovespa ultrapassar os 141 mil pontos?
Maioria dos bancos espera desaceleração contida da expansão no crédito em 2025, diz pesquisa
Para ela, apesar da tentação dos conteúdos chamativos, o público está valorizando cada vez mais a informação útil e confiável: “No mercado financeiro, quando a promessa é exagerada, a chance de fraude é enorme, e é preciso lembrar que os produtos financeiros regulados são fiscalizados por órgãos como a Anbima e têm regras claras”.
A especialista disse que o cenário melhorou, mas a responsabilidade também recai sobre quem consome o conteúdo. “Hoje o público está mais atento e sabe identificar um charlatão, mas também é essencial investigar quem está por trás das recomendações: se o influenciador tem certificação, se está autorizado a falar sobre investimentos e se há conflito de interesse”.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo é um oferecimento de Crypto.com
Quer ganhar até US$30 na Cripto.com?
Resgatar meu cupom
Clique aqui e cadastre-se agora usando o cupom “timesbrasil” para ganhar um bônus de até US$30 na sua conta.
Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no