CNBC
A Samsung havia anunciado um contrato que iniciava em julho de 2025, cujo seu término era dezembro de 2033.

CNBCSamsung constrói unidade com 50 mil GPUs da Nvidia para automatizar fabricação de chips

Bolsa de Valores

Após recordes, Bolsa atrai novos investidores e analistas já projetam os 175 mil pontos

Publicado 04/11/2025 • 13:57 | Atualizado há 3 horas

KEY POINTS

  • Ibovespa supera 150 mil pontos pela primeira vez, refletindo confiança e queda dos juros.
  • Eleven Financial projeta 175 mil pontos em 2026, com potencial de valorização de até 34%.
  • Alta da Bolsa beneficia economia real e estimula o interesse de novos investidores.

O Ibovespa B3 – principal índice da bolsa brasileira – ultrapassou pela primeira vez a marca histórica dos 150 mil pontos na segunda-feira (3), impulsionada pela combinação entre queda dos juros básicos, melhora da confiança econômica e bons resultados corporativos fora do setor de commodities.

O atingimento de marcas históricas simboliza uma virada de ciclo no mercado e tem despertado o interesse até de quem nunca investiu.

Para a fundadora da SHS Investimentos, Adriana Ricci, o marco dos 150 mil pontos representa um sinal de confiança no futuro da economia brasileira. “A Bolsa é movida por expectativas. Hoje, temos juros menores, inflação controlada e empresas de commodities com desempenho sólido. Isso cria um ambiente em que o investidor volta a apostar no crescimento do país”, explica.

Ricci destaca que a valorização do Ibovespa tende a impactar também a economia real, mesmo para quem não investe diretamente em ações.

“Quando o mercado sobe, as empresas têm mais acesso a crédito e capital para expandir, contratar e produzir. O dinheiro volta a circular, gerando um ciclo positivo que beneficia o consumo, o comércio e o trabalhador comum.”

Potencial de valorização até 2026

De acordo com Fernando Siqueira, head de research da Eleven Financial, o movimento ainda tem fôlego. O analista projeta o Ibovespa B3 em 175 mil pontos em 2026, em um cenário base, podendo chegar a 180 mil pontos no cenário otimista.

“Mesmo após o rali recente, o valuation da Bolsa brasileira ainda está abaixo da média histórica e bem abaixo dos níveis globais. Isso significa que o mercado segue barato e com espaço para valorização, especialmente com a continuidade do corte de juros”, afirma Siqueira, em relatório.

Segundo ele, o início do ciclo de cortes da Selic em 2026 deve elevar a relação preço/lucro das empresas e atrair mais fluxo estrangeiro.

O analista lembra ainda que anos eleitorais, como será 2026, costumam trazer volatilidade, mas que o mercado tende a se fortalecer com o amadurecimento da base de investidores e a maior diversificação das companhias listadas.

CenárioTarget (pontos)Retorno estimadoComentário
Otimista180.000+34%Recuperação de commodities e forte entrada de capital estrangeiro
Base175.000+24%Juros em queda e lucros crescentes das empresas domésticas
Pessimista157.500+11%Maior volatilidade eleitoral e desempenho moderado das commodities
Fonte: Eleven Financial Research – Carta do Estrategista (outubro/2025)

Empresas domésticas ganham espaço

O relatório da Eleven destaca que, em 2025, as empresas ligadas ao mercado interno lideraram os lucros do Ibovespa, enquanto o setor de commodities — como petróleo, minério e papel e celulose — ficou pressionado pela valorização do real e pela queda dos preços internacionais.

Com a retomada do consumo e a redução das despesas financeiras, o cenário favorece bancos, energia, saneamento e consumo básico, que hoje representam cerca de 70% da composição do índice.

Educação financeira e novos investidores

O avanço da Bolsa também desperta curiosidade e interesse de novos investidores, especialmente entre os que buscam diversificar suas economias. Para Adriana Ricci, isso reforça a importância da educação financeira.

“Entender como funciona o mercado de ações ajuda a interpretar as notícias e a tomar decisões financeiras mais conscientes. A Bolsa é um reflexo da economia — compreender isso aproxima o cidadão comum do futuro financeiro do país.”

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Bolsa de Valores

;