CNBC Criadores e marcas do TikTok seguem otimistas antes do segundo prazo de banimento nos EUA

Bolsa

Bolsas da Ásia fecham em forte baixa, com Nikkei em território de correção, antes de tarifas dos EUA

Publicado 31/03/2025 • 08:00 | Atualizado há 2 dias

Estadão Conteúdo

KEY POINTS

  • As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em forte baixa nesta segunda-feira, com a de Tóquio entrando em território de correção após tombar mais de 4%.
  • Investidores evitam ativos considerados mais arriscados, como ações, antes de uma nova rodada de tarifas dos EUA.
  • O Nikkei caiu 4,05% em Tóquio, a 35.617,56 pontos, pressionado por ações financeiras e de chips.
Pedestres caminham na frente do painel eletrônico que mostra o índice Nikkei, da Bolsa de Valores de Tóquio, no Japão

Pedestres caminham na frente do painel eletrônico que mostra o índice Nikkei, da Bolsa de Valores de Tóquio, no Japão

As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em forte queda nesta segunda-feira (31), com a de Tóquio entrando em território de correção após tombar mais de 4%, à medida que investidores evitam ativos considerados mais arriscados, como ações, antes de uma nova rodada de tarifas dos EUA.

O Nikkei caiu 4,05% em Tóquio, a 35.617,56 pontos, pressionado por ações financeiras e de chips. Tendo acumulado perdas de mais de 10% desde seu último pico, o índice acionário japonês entrou no chamado território de correção.

Em outras partes da Ásia, o Taiex sofreu queda semelhante em Taiwan, de 4,20%, a 20.695,90 pontos, enquanto o sul-coreano Kospi recuou 3% em Seul, a 2.481,12 pontos, e o Hang Seng cedeu 1,31% em Hong Kong, a 23.119,58 pontos.

Na China continental, o Xangai Composto caiu 0,46%, a 3.335,75 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto recuou 1,04%, a 2.005,11 pontos.

As perdas relativamente mais contidas vieram após dados oficiais mostrarem que o índice de gerentes de compras (PMI) industrial chinês subiu para 50,5 em março, superando as expectativas.

A política tarifária dos EUA e seus eventuais efeitos econômicos seguem prejudicando o apetite por risco. Na quarta-feira (02), o presidente americano, Donald Trump, deverá anunciar detalhes das chamadas “tarifas recíprocas”.

Além disso, os EUA começam a cobrar tarifa de 25% sobre carros importados nos próximos dias, e Trump ameaçou impor tarifas secundárias a compradores de petróleo da Rússia se avaliar que Moscou está bloqueando seus esforços para encerrar a guerra na Ucrânia.

Na Oceania, a bolsa australiana foi igualmente pressionada pelos “temores tarifários”, e o S&P/ASX 200 caiu 1,74% em Sydney, a 7.843,40 pontos.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

MAIS EM Bolsa