CNBC

CNBCSam Altman e o risco do Sora, app de vídeos por IA da OpenAI: “Espero que a Nintendo não nos processe”

Bolsa de Valores

Bolsas da Europa: Paris lidera perdas após França perder mais um primeiro-ministro

Publicado 06/10/2025 • 07:07 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • As bolsas europeias operam majoritariamente em baixa na manhã desta segunda-feira (6), com a de Paris liderando as perdas após o primeiro-ministro da França, Sébastien Lecornu, renunciar ao cargo.
  • Por volta das 6h30 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 caía 0,19%, a 569,39 pontos.
  • Lecornu anunciou sua renúncia, que foi aceita pelo presidente Emmanuel Macron, apenas um dia após nomear seu governo, em meio a um impasse sobre seu planos orçamentários.
Um grande display mostra o desenvolvimento do gráfico do índice da bolsa de valores alemã DAX ao fundo, enquanto o líder da União Democrata Cristã (CDU) da Alemanha e chanceler designado, Friedrich Merz (C), é visto em uma tela de TV após uma votação para eleger um novo chanceler no Bundestag em primeiro plano, na Bolsa de Valores de Frankfurt, operada pela Deutsche Boerse AG, em Frankfurt am Main, oeste da Alemanha, em 6 de maio de 2025. Na Europa, o mercado de ações de Frankfurt caiu cerca de um por cento depois que o líder conservador alemão Friedrich Merz não conseguiu obter a maioria na primeira votação do parlamento para chanceler, em um revés inesperado.

Daniel Roland/AFP

Inflação da zona do euro chega a 2,1%, mas BCE opta por cautela e não altera taxas.

As bolsas europeias operam majoritariamente em baixa na manhã desta segunda-feira (6), com a de Paris liderando as perdas após o primeiro-ministro da França, Sébastien Lecornu, renunciar ao cargo, reavivando a crise política na segunda maior economia da zona do euro.

Por volta das 6h30 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 caía 0,19%, a 569,39 pontos.

Lecornu anunciou sua renúncia, que foi aceita pelo presidente Emmanuel Macron, apenas um dia após nomear seu governo, em meio a um impasse sobre seu planos orçamentários. Em menos de dois anos, Lecornu é o quarto premiê francês a deixar o cargo.

“A renúncia de mais um primeiro-ministro francês reforça como o Parlamento fragmentado está tornando quase impossível a aprovação de um orçamento que reduza o déficit fiscal”, diz o vice-economista-chefe para zona do euro da Capital Economics, Jack Allen-Reynolds, em nota a clientes.

Às 6h43 (de Brasília), o índice acionário francês CAC 40 tinha queda de 1,49%, com os gigantes bancários BNP Paribas, Crédit Agricole e Société Générale amargando perdas de mais de 4% a quase 6%.

No âmbito macroeconômico, as vendas no varejo da zona do euro tiveram leve alta mensal de 0,1% em agosto, surpreendendo analistas que previam retração no período.

Fora da Europa, investidores seguem atentos à paralisação do governo Trump, que entrou hoje em seu sexto dia e impediu a divulgação de uma série de dados econômicos dos EUA, incluindo o relatório de emprego conhecido como payroll, que é fundamental para a trajetória dos juros básicos americanos.

Em outras partes da Europa, também às 6h43 (de Brasília), a Bolsa de Londres caía 0,16%, enquanto a de Frankfurt se mantinha estável, em um pregão volátil, a de Milão recuava 0,30% e a de Madri cedia 0,05%. A de Lisboa, por sua vez, avançava 0,39%.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Bolsa de Valores

;