Bolsas da Europa sobem com expectativa por negociações comerciais entre EUA e China na Suíça
Publicado 09/05/2025 • 08:09 | Atualizado há 7 horas
Como a Amazon planeja alcançar Google e Microsoft na corrida pela computação quântica
Alumínio trava nos EUA: tarifas impostas por Trump não conquistam a indústria; entenda
Bill Gates pretende doar quase toda sua fortuna e encerrar a Fundação Gates até 2045
Livros autografados por Warren Buffett alcançam até US$ 100 mil em leilão durante encontro da Berkshire
Nova chefe da economia da Alemanha tem um plano — e ele começa com risco, velocidade e grandes apostas
Publicado 09/05/2025 • 08:09 | Atualizado há 7 horas
KEY POINTS
Painel da Euronext mostra desempenho das ações do mercado na Europa, operando os mercados de Amsterdã, Bruxelas, Londres, Lisboa, Dublin, Oslo e Paris.
Eric Piermont/AFP
As ações europeias começaram o pregão desta sexta-feira (9) em alta, após Reino Unido e Estados Unidos confirmarem um acordo comercial e enquanto os investidores aguardam as negociações comerciais entre EUA e China, previstas para este fim de semana.
O índice pan-europeu Stoxx Europe 600 subia 0,4% às 9h41 (horário de Londres). O FTSE 100, do Reino Unido, avançava 0,4%, enquanto o DAX, da Alemanha, e o CAC 40, da França, registravam ganhos superiores a 0,5%.
Na quinta-feira, a maioria dos principais índices europeus fechou em alta. No entanto, o FTSE 100 destoou da tendência e recuou 0,32%, após encerrar na véspera sua sequência recorde de altas.
No fim de semana, o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, e o representante de Comércio, Jamieson Greer, devem se reunir com autoridades chinesas de alto escalão na Suíça para discutir questões econômicas e comerciais. Bessent declarou anteriormente que o encontro será focado na “desescalada, e não em… um grande acordo comercial”.
Atualmente, China e Estados Unidos estão envolvidos em uma guerra comercial, após ambos imporem tarifas superiores a 100% sobre produtos um do outro.
As negociações deste fim de semana ocorrem após os EUA anunciarem a estrutura de um acordo comercial com o Reino Unido — o primeiro desde que o ex-presidente Donald Trump revelou, no mês passado, seu sistema de tarifas “recíprocas”.
Leia também:
O que está no novo acordo comercial EUA-Reino Unido?
Trump: acordo com Reino Unido traz US$ 5 bi em oportunidades a produtores dos EUA
Acordo de Trump com o Reino Unido envia uma mensagem clara: tarifas de 10% vieram para ficar
Pelo acordo, o Reino Unido poderá exportar 100 mil veículos por ano para os EUA com tarifa de 10%; volumes adicionais estarão sujeitos a uma alíquota de 25%. Os setores britânicos de aço e alumínio poderão exportar sem tarifas, revertendo a taxa de 25% imposta pelos EUA em fevereiro.
No entanto, todos os demais produtos importados do Reino Unido para os Estados Unidos continuarão sujeitos a uma tarifa-base de 10%.
Os investidores europeus também estarão atentos aos balanços divulgados nesta sexta-feira, como o do banco alemão Commerzbank — que está no radar de aquisição do UniCredit. A empresa portuguesa de energia EDP também divulgará seus resultados trimestrais, após um grande apagão registrado no início do mês.
Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam sem direção única nesta sexta-feira, à medida que investidores analisaram os dados comerciais da China referentes a abril.
As exportações chinesas dispararam em abril, mesmo com as empresas sendo impactadas pelas tarifas norte-americanas que entraram em vigor no mês passado. Já as importações diminuíram o ritmo de queda, com o governo de Pequim intensificando estímulos.
Em Wall Street, os futuros do índice Dow Jones recuavam 52 pontos, ou 0,1%. Os contratos do Nasdaq 100 caíam 0,08%, enquanto os do S&P 500 recuavam cerca de 0,1%.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Acordo de Trump com o Reino Unido envia uma mensagem clara: tarifas de 10% vieram para ficar
Trump sugere reduzir tarifa sobre produtos chineses para 80% antes de negociações entre EUA e China
'Brazilian Week é a oportunidade de gerar novos investimentos e empregos', diz diretor da Gerdau
Ricardo Gondo, presidente da Renault no Brasil: "País precisa de estabilidade"
Festivais sertanejos movimentam bilhões e viram pilares da cultura brasileira, diz sócio do Grupo DVT