CNBC

CNBC Exclusivo CNBC: Trump “provavelmente” demitirá presidente do Fed “em breve”, diz autoridade da Casa Branca

Bolsa de Valores

Bolsas da Europa sobem majoritariamente, com Rio Tinto em destaque, mas Renault e ASML tombam

Publicado 16/07/2025 • 09:11 | Atualizado há 7 horas

Estadão Conteúdo

KEY POINTS

  • As bolsas europeias operam majoritariamente em alta na manhã desta quarta-feira (16), em meio ao bom desempenho da mineradora Rio Tinto, mas os ganhos são limitados por alertas negativos da montadora francesa Renault e da ASMC, gigante holandesa que produz equipamentos para a fabricação de chips.
  • O noticiário sobre as tarifas do governo Trump e preocupações sobre seus possíveis efeitos também restringem o apetite por risco.
  • Em Londres, a Rio Tinto avançava 1% por volta das 6h45 (de Brasília), após a empresa anglo-australiana divulgar a segunda maior produção trimestral em suas minas de minério de ferro australianas desde 2018.
Painel da Euronext mostra desempenho das ações do mercado na Europa, operando os mercados de Amsterdã, Bruxelas, Londres, Lisboa, Dublin, Oslo e Paris.

Eric Piermont/AFP

Painel da Euronext mostra desempenho das ações do mercado na Europa, operando os mercados de Amsterdã, Bruxelas, Londres, Lisboa, Dublin, Oslo e Paris.

As bolsas europeias operam majoritariamente em alta na manhã desta quarta-feira (16), em meio ao bom desempenho da mineradora Rio Tinto, mas os ganhos são limitados por alertas negativos da montadora francesa Renault e da ASML, gigante holandesa que produz equipamentos para a fabricação de chips.

O noticiário sobre as tarifas do governo Trump e preocupações sobre seus possíveis efeitos também restringem o apetite por risco.

Em Londres, a Rio Tinto avançava 1% por volta das 6h45 (de Brasília), após a empresa anglo-australiana divulgar a segunda maior produção trimestral em suas minas de minério de ferro australianas desde 2018.

Por outro lado, a Renault despencava 17,4% em Paris após reduzir suas metas financeiras para o ano em meio à forte concorrência de rivais chinesas, enquanto a ASML tombava 8% em Amsterdã, após revisar sua previsão anual para baixo diante das incertezas sobre o impacto da ofensiva tarifária dos EUA.

No fim de semana, o presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou tarifar as importações da União Europeia (UE) em 30% se o bloco não firmar um pacto comercial com Washington até 1º de agosto.

A Stellantis, por sua vez, amargava queda de 4% em Milão, após encerrar seu programa de desenvolvimento de tecnologia de célula de combustível a hidrogênio.

No âmbito macroeconômico, destaque para a taxa anual de inflação ao consumidor (CPI) do Reino Unido, que acelerou para 3,6% em junho, superando as expectativas e se afastando ainda mais da meta do Banco da Inglaterra (BoE), de taxa de 2%.

Às 7h01 (de Brasília), a Bolsa de Londres subia 0,14%, enquanto a de Paris caía 0,06% e a de Frankfurt avançava 0,22%. Já as de Milão, Madri e Lisboa tinham respectivas altas de 0,30%, 0,60% e 0,96%.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Bolsa de Valores