CNBC
o líder da minoria no Senado, Chuck Schumer (D-NY)

CNBCEXCLUSIVO: Democratas celebram derrota de Trump na Suprema Corte após anulação de tarifas ilegais

Bolsa de Valores

Bolsas de NY: Wall Street encerra semana com alívio após derrubada de tarifas

Publicado 20/02/2026 • 18:33 | Atualizado há 1 hora

KEY POINTS

  • O mercado financeiro reagiu positivamente à anulação das tarifas de Donald Trump, com o Nasdaq quebrando uma sequência de cinco semanas de quedas.
  • A Amazon liderou os ganhos no setor de varejo, valorizando mais de 2% devido à sua alta dependência de importações chinesas atingidas pelas taxas.
  • O crescimento do PIB americano de apenas 1,4% acendeu alertas sobre o impacto da recente paralisação governamental na saúde econômica do país.
Bolsas da Europa.

Pixabay

Bolsas de Nova York

As ações em Wall Street subiram nesta sexta-feira (20) após a Suprema Corte decidir contra as tarifas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, proporcionando um alívio potencial para empresas sobrecarregadas por custos elevados e atenuando as preocupações com a inflação persistente que ainda assombra a economia do país.

O S&P 500 avançou 0,69%, fechando em 6.909,51 pontos, enquanto o Nasdaq Composite ganhou 0,9%, encerrando em 22.886,07 pontos. O Dow Jones Industrial Average somou 230,81 pontos, ou 0,47%, terminando em 49.625,97 pontos.

O índice de 30 ações recuperou-se de uma perda de 200 pontos no início da sessão, causada por dados econômicos decepcionantes. A Suprema Corte derrubou a maior parte da abrangente política tarifária de Trump sob a Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional (IEEPA), com a maioria decidindo que essa lei “não autoriza o presidente a impor tarifas”.

Em resposta, Trump anunciou que irá impor uma nova tarifa global de 10%.

“Agora vou seguir em uma direção diferente, provavelmente a direção que eu deveria ter seguido na primeira vez”, disse o presidente durante uma coletiva de imprensa na Casa Branca após a decisão da corte. “Vou pelo caminho que poderia ter seguido originalmente, que é ainda mais forte do que nossa escolha inicial”.

Leia mais:
Ibovespa B3 fecha acima dos 190 mil pontos e renova recorde após decisão da Suprema Corte dos EUA
Trump anuncia tarifa global de 10% após derrubada do tarifaço pela Suprema Corte dos EUA

As ações da Amazon — uma empresa que obtém até 70% de seus produtos da China, segundo a Wedbush Securities, e que já começou a ver as tarifas impactarem o preço de certos itens — saltaram mais de 2% após a decisão. Outras empresas que devem se beneficiar do resultado também subiram, como Home Depot e Five Below.

Embora a repreensão da Suprema Corte fosse amplamente esperada por Wall Street, algumas questões permanecem, incluindo se as tarifas que foram pagas sob as taxas mais altas precisarão ser devolvidas — o valor total coletado sob a IEEPA é estimado em mais de US$ 129 bilhões (cerca de R$ 675,96 bilhões, na cotação atual).

Mais cedo, os investidores receberam uma visão pessimista sobre o crescimento da economia dos EUA, já que o Produto Interno Bruto (PIB) aumentou 1,4% no quarto trimestre, muito abaixo do ganho de 2,5% antecipado por economistas. A paralisação recorde do governo é o principal culpado, segundo o Departamento de Comércio.

Além disso, o índice de preços de gastos com consumo pessoal (PCE) mostrou que o núcleo da inflação permaneceu em 3%, em linha com as expectativas, mas ainda bem acima da meta de 2% do Fed.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Bolsa de Valores

;