CNBC

CNBCIA de Elon Musk entra na mira da Justiça dos EUA; entenda

Bolsa de Valores

Bolsas europeias operam sem direção única; Londres sobe com salto da Schroders

Publicado 15/01/2026 • 08:58 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • Bolsas europeias operam mistas com Londres em alta puxada pela Schroders
  • Queda do petróleo pressiona petrolíferas e limita ganhos nas bolsas europeias
  • Resultados da Schroders e da TSMC influenciam o humor dos mercados na Europa
Bolsas européia em operação

Benoit Tessier/Reuters

Bolsas europeias operam sem direção única

As bolsas europeias operam sem direção única nesta quinta-feira (15), com Londres em alta impulsionada pela forte valorização das ações da empresa de investimentos Schroders. Em contrapartida, petrolíferas recuam diante do tombo do petróleo, enquanto setores como defesa e mineração exibem variações limitadas.

Desempenho das principais bolsas do continente

Por volta das 7h41 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 subia 0,32%, aos 613,49 pontos. A Bolsa de Londres avançava 0,55%, enquanto Paris recuava 0,32% e Frankfurt operava praticamente estável, com leve queda de 0,01%. Milão subia 0,42%, Lisboa caía 0,12% e Madri registrava baixa de 0,05%.

Leia também: Banco Central decreta liquidação da Reag

Schroders impulsiona Londres

Em Londres, as ações da Schroders saltavam cerca de 8% e lideravam os ganhos do FTSE 100. A gestora informou lucro operacional ajustado de ao menos 745 milhões de libras esterlinas no ano fiscal de 2025, acima dos 603,1 milhões registrados em 2024, segundo dados preliminares não auditados.

Queda do petróleo pesa sobre petrolíferas nas bolsas

O recuo superior a 4% dos preços do petróleo pressionava ações do setor. Em Londres, a BP caía 2,25%, enquanto a Galp recuava 1,2% em Lisboa. A queda ocorre após sinais de que Washington pode recuar da intenção de uma ação militar contra o Irã, após declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre o fim de execuções de manifestantes pelo regime iraniano.

Tecnologia e defesa

No setor de tecnologia, a ASML subia cerca de 4% em Amsterdã, acompanhando o forte desempenho da TSMC, que divulgou projeções para 2026 acima do esperado. Analistas apontam possível revisão positiva das estimativas do mercado após o guidance.

Entre empresas de defesa, os movimentos foram contidos. A Rheinmetall tinha variação próxima da estabilidade em Frankfurt, enquanto a Leonardo caía 0,41% em Milão.

Leia também: Fundo ligado à Reag multiplicou patrimônio em 30 mil vezes após operação com Banco Master

Mineração e bens de luxo

Mineradoras e empresas ligadas a commodities recuavam em Londres, acompanhando a queda dos metais preciosos. A Fresnillo cedia 2,97%, enquanto Endeavour Mining recuava 0,34% e a Antofagasta caía 0,17%.

Na Suíça, a Richemont recuava 2,3%, devolvendo ganhos iniciais após divulgar balanço. Dona da Cartier, a companhia reportou crescimento de 11% nas vendas a taxas constantes no terceiro trimestre encerrado em 31 de dezembro de 2025.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Bolsa de Valores

;