Dow salta 600 pontos na sexta-feira, encerrando uma das semanas mais voláteis de todos os tempos em Wall Street
Publicado 11/04/2025 • 18:22 | Atualizado há 3 dias
Esta pequena cidade na região de Abruzzo, na Itália, está vendendo casas por 1 euro — sem necessidade de entrada
Times esportivos adotam tecnologia tátil para fãs cegos e com baixa visão
Tokenização do mercado, de ações a títulos e imóveis está chegando, diz o CEO da BlackRock Larry Fink
Ex-funcionários da Apple, Google e Cash App abandonam Big Tech para apostar no bitcoin
Tarifas de Trump sobre veículos podem reduzir vendas em milhões e gerar custo de US$ 100 bilhões
Publicado 11/04/2025 • 18:22 | Atualizado há 3 dias
KEY POINTS
Trader trabalha no pregão da Bolsa de Valores de Nova York durante a negociação da tarde de 9 de abril de 2025 em Nova York.
Angela Weiss | AFP | Getty Images (Reprodução CNBC Internacional)
As ações subiram na sexta-feira (11) enquanto Wall Street encerrava uma semana historicamente agitada.
O S&P 500 avançou 1,81% para terminar em 5.363,36. O Dow Jones Industrial Average subiu 619,05 pontos, ou 1,56%, e fechou em 40.212,71. O Nasdaq Composite subiu 2,06% para encerrar em 16.724,46.
As ações ganharam novo impulso na tarde de sexta-feira com comentários da Casa Branca de que o presidente Donald Trump está “otimista” de que a China buscará um acordo com os EUA.
Esta semana foi um dos períodos mais voláteis já registrados em Wall Street. Os principais índices despencaram na quinta-feira (10) enquanto os investidores adotavam uma postura mais cautelosa, com a incerteza sobre a política comercial pesando no sentimento. As ações perderam boa parte dos ganhos históricos vistos na quarta-feira (9), após Trump anunciar uma trégua de 90 dias sobre algumas de suas altas tarifas “recíprocas”.
O S&P 500 caiu 3,46% na quinta-feira, enquanto o Dow de 30 ações despencou 1.014,79 pontos, ou 2,5%. O Nasdaq, com forte presença de tecnologia, terminou o dia em queda de 4,31%. Na quarta-feira, o S&P 500 disparou 9,52%, registrando seu terceiro maior ganho em um único dia desde a Segunda Guerra Mundial, enquanto o Dow disparou mais de 2.900 pontos.
O Índice de Volatilidade da CBOE, conhecido como Vix, no início da semana ultrapassou 50 antes de cair para cerca de 37 na tarde de sexta-feira.
A administração Trump optou por uma tarifa universal de 10% — exceto para a China. Produtos vindos de Pequim terão tarifa de 145%, confirmou um oficial da Casa Branca à CNBC na quinta-feira.
A China retaliou na sexta-feira aumentando suas tarifas sobre produtos dos EUA de 84% para 125%. “Mesmo que os EUA continuem a impor tarifas mais altas, isso deixará de fazer sentido econômico e se tornará uma piada na história da economia mundial”, disse o ministério das finanças chinês em um comunicado, segundo uma tradução da CNBC.
Enquanto isso, a União Europeia disse que seu representante comercial voaria para Washington no domingo para “tentar assinar acordos”.
“Seguimos ainda nos primeiros capítulos dessa mudança no regime comercial global, e embora a pausa de 90 dias nas tarifas recíprocas tenha revertido temporariamente a queda do mercado, ela prolonga a incerteza”, escreveu o presidente do Wells Fargo Investment Institute, Darrell Cronk, em uma nota na sexta-feira.
Aqui estão as tarifas dos EUA atualmente em vigor:
Apesar da semana tumultuada, os três principais índices registraram ganhos sólidos no período. O S&P 500 teve alta de 5,7%, seu melhor desempenho semanal desde novembro de 2023. O Nasdaq subiu 7,3% durante a semana, o melhor resultado desde novembro de 2022. O Dow ganhou quase 5% na semana.
Contudo, os principais índices continuam bastante abaixo dos níveis de 2 de abril, quando a Casa Branca anunciou as chamadas tarifas recíprocas sobre produtos de outros países. Desde então, o S&P 500 caiu mais de 5%.
Os dados mais recentes sobre a confiança do consumidor em abril vieram piores que o esperado. A expectativa de inflação também disparou para o maior nível desde 1981, segundo pesquisa da Universidade de Michigan com consumidores.
–
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Bilionário Ray Dalio: 'Estou preocupado com algo pior do que uma recessão'
Conheça ocupações curiosas permitidas para quem é MEI, os microempreendedores individuais
Trump diz que China e outros países não 'escaparão' das tarifas dos EUA
Katy Perry vai decolar em foguete da Blue Origin; missão contará com outras celebridades
Empresas antecipam remessas e exportações da China disparam mais de 12% em março