Amazon se junta a uma competição acirrada com rivais conhecidos na computação em nuvem, como Google, Microsoft

CNBC Como a Amazon planeja alcançar Google e Microsoft na corrida pela computação quântica

Sucesso

Três coisas simples para interromper alguém que não para de falar: “Os outros vão gostar de você”

Publicado 10/05/2025 • 16:45 | Atualizado há 1 dia

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • Você já esteve em uma reunião de trabalho ou evento social onde uma pessoa simplesmente não parava de falar? É realmente frustrante, especialmente quando você tem algo a dizer.
  • Jessica Chen, especialista em comunicação global, trabalha com muitas pessoas inteligentes e educadas que acham que interromper é falta de educação.
  • Porém, é muito importante poder se expressar, especialmente se você tiver algo importante a acrescentar à conversa.

Unsplash

Você já esteve em uma reunião de trabalho ou evento social onde uma pessoa simplesmente não parava de falar? É realmente frustrante, especialmente quando você tem algo a dizer.

Como especialista em comunicação global, trabalho com muitas pessoas inteligentes e educadas que acham que interromper é falta de educação. No entanto, no meu livro “Inteligente, Sem Falar Alto: Como Ser Notado no Trabalho por Todos os Motivos Certos”, falo sobre a importância de se expressar, especialmente se você tiver algo importante a acrescentar à conversa.

Aqui estão três coisas que você precisa fazer:

1. Ajuste seu Mindset

O primeiro passo é não encarar a interrupção como algo ruim. Em vez disso, você faz parte da conversa e suas opiniões são tão valorizadas quanto as de todos os outros.

Agora, com a mentalidade certa, como você consegue realmente dar a sua opinião?

2. Comece com o nome

Quando encontrar o momento oportuno para intervir, a primeira coisa que você vai querer dizer é o nome da pessoa. Pesquisas mostram que nosso cérebro se ativa quando ouvimos nosso nome sendo chamado. Isso nos sinaliza que o fluxo da conversa mudou, e intuitivamente paramos para ver o que está acontecendo.

Portanto, diga o nome da pessoa com firmeza e educação. Essa combinação demonstra confiança e presença, sem soar confrontadora.

3. Reconhecer e redirecionar

Em seguida, redirecione a conversa para o assunto que você deseja abordar. Seja estratégico, demonstrando colaboração e tentando expandir os pensamentos dos outros. As pessoas adoram sentir que suas ideias foram reconhecidas, e isso também cria um fluxo de conversa fluido.

Por exemplo, você pode dizer:

  • “Jennifer, ouvi o que você disse sobre a preocupação do cliente e isso me fez pensar na abordagem que usamos com outro cliente alguns anos atrás…”
  • “Ben, esse é um bom ponto sobre o cronograma do projeto, mas Lisa, qual é a sua opinião sobre isso do ponto de vista do marketing?”
  • “Maya, concordo com você. O que você está dizendo me faz lembrar deste livro que acabei de ler…”
  • “Carter, eu estava concordando silenciosamente quando você disse isso, porque me lembrou do que vivenciei na semana passada…”

Quando alguém se sente ouvido e compreendido, é mais provável que recue e abra espaço para que outros falem. Agora, você pode conduzir a conversa para o assunto que realmente deseja abordar.

Na dúvida, use essa frase

Se você não tiver certeza de como formular sua interjeição, tente esta frase — seja em um brainstorming de trabalho ou em uma reunião de clube do livro:

″[Nome da pessoa], posso intervir rapidinho? Eu adoraria começar a conversa…”

Por exemplo:

  • “Leo, posso intervir rapidinho? Eu adoraria começar a conversa de um jeito um pouco diferente.”
  • “Jenn, posso intervir rapidinho? Eu adoraria começar a conversa e ver o que os outros pensam também.”

Respondendo à rejeição

Digamos que você usou esta estratégia simples para interromper com firmeza e educação uma pessoa que estava dominando a conversa. Mas essa pessoa simplesmente não recua. O que você faz?

Ser direto é fundamental. Se alguém continuar falando, não há problema em se impor com ainda mais firmeza e dizer exatamente o que está fazendo. Também é poderoso colocar isso como uma pergunta.

Você pode dizer:

  • “Sam, agradeço sua opinião, mas gostaria de garantir que outros também tenham a oportunidade de opinar agora. Você se importa se abrirmos o assunto?”
  • “Taylor, sabemos que você tem uma opinião forte sobre isso, mas vamos dar ao Eric a chance de falar também. Tudo bem para você?”

Promova um espaço de respeito para todos

No fim das contas, você quer criar um ambiente de respeito onde todos sintam que têm a chance de falar. Falar não precisa ser em voz alta ou combativo. Basta ser intencional.

Se você sente que alguém está dominando a conversa e dificultando a fala de outras pessoas, é provável que outras pessoas sintam o mesmo. Com essa abordagem, você pode falar com tato e educação, mas com firmeza. E garanto que os outros apreciarão isso.

*Artigo de Jessica Chen, especialista em comunicação global, palestrante principal e ex-jornalista de TV vencedora do Emmy. Seu livro “Smart, Not Loud: How to Get Noticed at Work for All the Right Reasons” ensina profissionais inteligentes a desenvolver confiança no trabalho e construir uma carreira que amam, usando habilidades de comunicação estratégica para se destacarem.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Juliana Colombo

Juliana Colombo é jornalista especializada em economia e negócios. Já trabalhou nas principais redações do país, como Valor Econômico, Forbes, Folha de S. Paulo e Rede Globo.

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Sucesso