Três coisas simples para interromper alguém que não para de falar: “Os outros vão gostar de você”
Publicado 10/05/2025 • 16:45 | Atualizado há 1 dia
Como a Amazon planeja alcançar Google e Microsoft na corrida pela computação quântica
Bill Gates pretende doar quase toda sua fortuna e encerrar a Fundação Gates até 2045
Livros autografados por Warren Buffett alcançam até US$ 100 mil em leilão durante encontro da Berkshire
Agenda cripto de Trump está sendo ameaçada por busca por lucros pessoais
Google concorda em pagar multa de US$ 1,4 bilhão por violação de privacidade de dados no Texas
Publicado 10/05/2025 • 16:45 | Atualizado há 1 dia
KEY POINTS
Unsplash
Você já esteve em uma reunião de trabalho ou evento social onde uma pessoa simplesmente não parava de falar? É realmente frustrante, especialmente quando você tem algo a dizer.
Como especialista em comunicação global, trabalho com muitas pessoas inteligentes e educadas que acham que interromper é falta de educação. No entanto, no meu livro “Inteligente, Sem Falar Alto: Como Ser Notado no Trabalho por Todos os Motivos Certos”, falo sobre a importância de se expressar, especialmente se você tiver algo importante a acrescentar à conversa.
Aqui estão três coisas que você precisa fazer:
O primeiro passo é não encarar a interrupção como algo ruim. Em vez disso, você faz parte da conversa e suas opiniões são tão valorizadas quanto as de todos os outros.
Agora, com a mentalidade certa, como você consegue realmente dar a sua opinião?
Quando encontrar o momento oportuno para intervir, a primeira coisa que você vai querer dizer é o nome da pessoa. Pesquisas mostram que nosso cérebro se ativa quando ouvimos nosso nome sendo chamado. Isso nos sinaliza que o fluxo da conversa mudou, e intuitivamente paramos para ver o que está acontecendo.
Portanto, diga o nome da pessoa com firmeza e educação. Essa combinação demonstra confiança e presença, sem soar confrontadora.
Em seguida, redirecione a conversa para o assunto que você deseja abordar. Seja estratégico, demonstrando colaboração e tentando expandir os pensamentos dos outros. As pessoas adoram sentir que suas ideias foram reconhecidas, e isso também cria um fluxo de conversa fluido.
Por exemplo, você pode dizer:
Quando alguém se sente ouvido e compreendido, é mais provável que recue e abra espaço para que outros falem. Agora, você pode conduzir a conversa para o assunto que realmente deseja abordar.
Se você não tiver certeza de como formular sua interjeição, tente esta frase — seja em um brainstorming de trabalho ou em uma reunião de clube do livro:
″[Nome da pessoa], posso intervir rapidinho? Eu adoraria começar a conversa…”
Por exemplo:
Digamos que você usou esta estratégia simples para interromper com firmeza e educação uma pessoa que estava dominando a conversa. Mas essa pessoa simplesmente não recua. O que você faz?
Ser direto é fundamental. Se alguém continuar falando, não há problema em se impor com ainda mais firmeza e dizer exatamente o que está fazendo. Também é poderoso colocar isso como uma pergunta.
Você pode dizer:
No fim das contas, você quer criar um ambiente de respeito onde todos sintam que têm a chance de falar. Falar não precisa ser em voz alta ou combativo. Basta ser intencional.
Se você sente que alguém está dominando a conversa e dificultando a fala de outras pessoas, é provável que outras pessoas sintam o mesmo. Com essa abordagem, você pode falar com tato e educação, mas com firmeza. E garanto que os outros apreciarão isso.
*Artigo de Jessica Chen, especialista em comunicação global, palestrante principal e ex-jornalista de TV vencedora do Emmy. Seu livro “Smart, Not Loud: How to Get Noticed at Work for All the Right Reasons” ensina profissionais inteligentes a desenvolver confiança no trabalho e construir uma carreira que amam, usando habilidades de comunicação estratégica para se destacarem.
–
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Juliana Colombo é jornalista especializada em economia e negócios. Já trabalhou nas principais redações do país, como Valor Econômico, Forbes, Folha de S. Paulo e Rede Globo.
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.