Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Ações de empresas de chips pressionam bolsas da Ásia, que fecham em baixa
Publicado 16/04/2025 • 06:55 | Atualizado há 9 meses
Trump ataca líderes e aliados em Davos: veja quem entrou na mira
Xiaomi anuncia recompra bilionária de ações em meio à pressão de concorrência e custos
TikTok anuncia joint venture para driblar restrições e continuar operando nos EUA
Ações do grupo Adani despencam após SEC dos EUA buscar interrogar fundador sobre acusações de fraude
CEO da Nvidia diz que boom da IA deve gerar salários de seis dígitos na indústria de chips
Publicado 16/04/2025 • 06:55 | Atualizado há 9 meses
Sede do KEB Hana Bank, na cidade de Seul, na Coreia do Sul, nesta sexta-feira, 21 de março de 2025. As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em baixa nesta sexta-feira, após Wall Street sofrer leves perdas ontem diante de persistentes incertezas sobre a política tarifária do presidente dos EUA, Donald Trump.
Foto: AHN YOUNG-JOON/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em baixa nesta quarta-feira (16), à medida que um tombo da Nvidia no after hours pesou em ações de semicondutores locais.
Na quarta-feira (15), a gigante de semicondutores Nvidia alertou que prevê um encargo de até US$ 5,5 bilhões relacionado a restrições que o governo dos EUA impôs à exportação de seus chips AI H20 para a China, no último lance da crescente guerra comercial entre Washington e Pequim.
Como resultado, a ação da Nvidia tombou 6,31% no after hours e mostra perdas semelhantes no pré-mercado de Nova York nesta manhã.
Dados fracos de encomendas da ASML, fabricante holandesa de equipamentos para produção de chips, também pesaram em ações asiáticas do setor.
O índice japonês Nikkei caiu 1,01% em Tóquio hoje, a 33.920,40 pontos, pressionado pelas ações da Advantest (-6,5%) e Renesas Electronics (-4,2%), ambas da indústria de semicondutores.
Em Seul, o sul-coreano Kospi recuou 1,21%, a 2.447,43 pontos, em meio à baixa de 3,7% da SK Hynix, que fornece chips de memória de alta largura de banda para a Nvidia.
Já o Hang Seng, em Hong Kong, teve queda de 1,91%, a 21.056,98 pontos, influenciado por ações de tecnologia e do setor automotivo. Queda interrompe uma sequência de seis pregões de ganhos, e o Taiex cedeu 1,96% em Taiwan, a 19.468,00 pontos, sob o peso da ação da TSMC (-2,51%), maior fabricante de semicondutores do mundo.
Na China continental, os mercados ficaram sem direção única, após dados de crescimento melhores do que o esperado e em meio à reação positiva de ações locais de chips à notícia da Nvidia.
O índice Xangai Composto subiu 0,26%, a 3.276,00 pontos, enquanto o menos abrangente Shenzhen Composto recuou 1,10%, a 1.878,92 pontos. Na área de semicondutores, Hygon Information Technology e SMIC avançaram 2,7% e 1,8%, respectivamente. No primeiro trimestre, o Produto Interno Bruto (PIB) chinês teve expansão anual de 5,4%, superando projeção de avanço de 5,1%.
Apenas em março, as vendas no varejo e a produção industrial também aumentaram mais do que o esperado. Nos últimos meses, Pequim tem prometido ampliar estímulos fiscais e monetários em meio à imposição de massivas tarifas a bens chineses pelo governo Trump.
Na Oceania, a bolsa australiana ficou marginalmente no vermelho, após dois pregões positivos. O S&P/ASX 200 caiu 0,04% em Sydney, at 7.758,90 pontos.
*Com informações da Dow Jones Newswires
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Will Bank: veja como pedir ressarcimento do FGC, após liquidação extrajudicial
2
Growth anuncia Diego Freitas como CEO após saída dos fundadores Fernando e Eduardo Dasi
3
Sicoob paga R$ 2,6 bilhões em Juros ao Capital aos cooperados em 2025
4
Flamengo é o único brasileiro em ranking dos times mais ricos do mundo; veja lista
5
Will Bank: o que acontece com quem recebe salário no banco após a liquidação?