CNBC

CNBC Apple conquista grande vitória com ‘F1’, mas IA ainda é um problema em Cupertino

Mundo

CEO da OpenAI diz estar “politicamente sem teto” e critica Democratas

Publicado 04/07/2025 • 15:01 | Atualizado há 4 horas

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • O CEO da OpenAI, Sam Altman, afirmou que se sente "politicamente sem teto" já que o partido Democrata não está mais alinhado com o estímulo a uma "cultura de inovação e empreendedorismo".
  • "Prefiro ouvir dos candidatos como eles vão fazer com que todos tenham o que os bilionários têm, ao invés de como vão eliminar os bilionários", escreveu Altman.
  • Esse comentário parece ter sido uma resposta ao candidato a prefeito de Nova York pelo partido Democrata, Zohran Mamdani, que nesta semana disse não acreditar que bilionários deveriam existir.
Sam Altman ganhou destaque internacional desde o lançamento do chatbot de inteligência artificial ChatGPT pela OpenAI em novembro de 2022

Sam Altman, CEO da OpenAI, criticou o partido Democrata americano

Foto: TechCrunch/Flickr

Sam Altman, CEO da OpenAI, fez um post na rede social X nesta sexta-feira (4) dizendo que se sente “sem teto politicamente”, já que o partido Democrata não está mais alinhado com o incentivo a uma “cultura de inovação e empreendedorismo”.

Altman, cuja empresa é líder em inteligência artificial, fez a publicação na celebração ao 4 de julho, aniversário da independência dos Estados Unidos, dizendo estar “extremamente orgulhoso de ser americano” e acreditar que os EUA “são o maior país da Terra”.

Ideologia política e crenças de Altman

Ele aproveitou o post para compartilhar um pouco de sua ideologia política, dizendo acreditar no “tecno-capitalismo”.

“Devemos encorajar as pessoas a ganharem muito dinheiro e também encontrar maneiras de distribuir amplamente a riqueza e compartilhar a magia do capitalismo”, escreveu. “Um não funciona sem o outro; você não pode elevar o piso sem também elevar o teto por muito tempo”.

Leia mais:

Musk apoia as críticas do senador Paul ao megaprojeto de lei de Trump no primeiro comentário desde sua aprovação

Aplicativo que permite alertas sobre agentes de imigração é o mais baixado nos EUA

Altman, de 40 anos, disse que acredita nessa ideologia desde os 20 anos, e que os Democratas estavam alinhados com ele naquela época, mas desde então perderam o rumo e agora seguiram por outro caminho.

“Prefiro ouvir dos candidatos como eles vão fazer com que todos tenham o que os bilionários têm, ao invés de como vão eliminar os bilionários”, escreveu Altman.

Resposta ao discurso de Zohran Mamdani

Esse comentário parece ter sido uma resposta ao candidato a prefeito de Nova York pelo partido Democrata, Zohran Mamdani, que nesta semana disse não acreditar que bilionários deveriam existir.

“Acho que não deveríamos ter bilionários porque, francamente, é muito dinheiro em um momento de tanta desigualdade e, no fim das contas, o que precisamos é de mais igualdade na nossa cidade, no nosso estado e no nosso país”, disse Mamdani no programa “Meet The Press” da NBC.

A CNBC entrou em contato com a campanha de Mamdani para comentar a declaração de Altman, mas ainda não obteve resposta.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo