CNBC
O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi (à esquerda), tira uma foto em grupo com líderes de empresas de IA, incluindo o CEO da OpenAI, Sam Altman (ao centro), e o CEO da Anthropic, Dario Amodei (à direita), na Cúpula de Impacto da IA, em Nova Délhi, em 19 de fevereiro de 2026.

CNBCClima tenso: CEOs de OpenAI e Anthropic evitam dar as mãos em cúpula de IA na Índia

Mundo

Bill Gates desiste de cúpula de IA na Índia em meio a repercursão sobre Epstein

Publicado 19/02/2026 • 13:00 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • Bill Gates cancelou de última hora sua participação na AI Impact Summit, na Índia.
  • A decisão ocorre após a divulgação de e-mails trocados entre o falecido criminoso sexual e funcionários da Fundação Gates.
  • Gates afirmou que os contatos estavam restritos a discussões filantrópicas e que foi um erro ter se reunido com Epstein.

Michael Buholzer / World Economic Forum

Gates cancelou sua participação na AI Impact Summit após divulgação de e-mails trocados entre Epstein e funcionários da Fundação Gates.

O dono da Microsoft, Bill Gates cancelou de última hora sua participação na AI Impact Summit, na Índia, onde faria o discurso de abertura nesta quinta-feira (19). A decisão ocorre após a divulgação de e-mails trocados entre o falecido criminoso sexual e funcionários da Fundação Gates, pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos. Dias antes, a organização havia negado rumores sobre sua ausência.

A Fundação informou que o empresário optou por não discursar “para garantir que o foco permaneça nas prioridades centrais da cúpula”. Gates afirmou que os contatos estavam restritos a discussões filantrópicas e que foi um erro ter se reunido com o financista.

No lugar de Bill, discursou o diretor de estratégia da fundação e responsável pelas operações na África e na Índia, Ankur Vora.

Leia também: Liquidações ligadas ao Banco Master podem afetar mais de 1.400 empregos

Assuntos tratados

A cúpula de seis dias anunciou mais de US$ 200 bilhões em promessas de investimento em infraestrutura de inteligência artificial na Índia. Entre os destaques está um plano de US$ 110 bilhões apresentado pela Reliance Industries. O Tata Group também firmou parceria com a OpenAI.

Presença de gigantes da tecnologia

Gates integrava a lista de líderes globais de tecnologia esperados no evento, ao lado do CEO da Google, Sundar Pichai, do CEO da OpenAI, Sam Altman, e do CEO da Anthropic, Dario Amodei. Outro nome de peso que cancelou presença foi Jensen Huang, da Nvidia.

A cúpula foi apresentada como o primeiro grande fórum de inteligência artificial no chamado Sul Global, estratégia com a qual a Índia busca se consolidar como protagonista na governança mundial da IA.

Leia também: Rei Charles quebra silêncio após prisão do príncipe Andrew e fala em ‘profunda preocupação’

Primeiro-ministro da Índia defende limites para IA

Durante o evento, o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, defendeu maior vigilância sobre o uso de inteligência artificial por crianças. Ao lado do presidente francês Emmanuel Macron, ele afirmou que as plataformas devem ter diretrizes voltadas para famílias.

“Assim como o currículo escolar é cuidadosamente elaborado, o espaço da IA também deve ser orientado para crianças e famílias”, disse.

Saia justa entre criadores de IA

Sam Altman e Dario Amodei, que comandam empresas rivais, ficaram lado a lado no palco, mas não deram as mãos enquanto os demais executivos fizeram o gesto simbólico que marcou o lançamento dos chamados Compromissos de IA de Fronteira de Nova Déli: um conjunto de princípios voluntários para o desenvolvimento responsável de modelos avançados.

Leia também: Como era o ‘Lolita Express’? Veja detalhes da aeronave usada por Epstein nas viagens às Ilhas Virgens

Falhas e críticas à organização

Apesar dos anúncios bilionários, o evento foi alvo de críticas. Os pavilhões de exposição foram fechados ao público de forma inesperada, gerando reclamações de empresas que haviam montado estandes no local.

Além disso, bloqueios frequentes no trânsito para a passagem de autoridades causaram congestionamentos na cidade de 20 milhões de habitantes. O governo indiano pediu desculpas pelos transtornos.

Leia mais: Bill Gates diz se arrepender de cada minuto que passou com Jeffrey Epstein

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;