Novo Nordisk

CNBC Ações da Novo Nordisk sobem após lucro acima do esperado e aumento nas vendas do Wegovy

Mundo

Brasil deve enfrentar tensões com os EUA durante 2º mandato de Trump, diz especialista

Publicado 05/01/2025 • 07:40

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • Donald Trump inicia seu segundo mandato como presidente dos EUA em 20 de janeiro. Mas, afinal, quais os impactos para o Brasil?
  • Em entrevista ao Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC, a professora de relações internacionais Natália Fingermann destacou que, no primeiro mandato, Trump adotou medidas como tarifas sobre aço e alumínio, que afetou setores-chave da economia brasileira.
  • Segundo a especialista, o país pode enfrentar um cenário semelhante nos próximos anos, com expectativa de aumento de tarifas sobre produtos brasileiros.

Donald Trump inicia seu segundo mandato como presidente dos EUA em 20 de janeiro. Mas, afinal, quais os impactos para o Brasil? Em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, a professora de relações internacionais Natália Fingermann destacou que, no primeiro mandato, Trump adotou medidas como tarifas sobre aço e alumínio, que afetou setores-chave da economia brasileira.

Segundo a especialista, o país pode enfrentar um cenário semelhante nos próximos anos, com expectativa de aumento de tarifas sobre produtos brasileiros, especialmente em áreas como o aço, mas também possíveis oportunidades para o agronegócio.

“O Brasil pode se beneficiar, por exemplo, com o aumento das exportações de soja para a China, caso as relações comerciais entre EUA e China voltem a se tensionar”, explicou a professora.

Do ponto de vista político, o contraste ideológico entre Trump e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve gerar ruídos. Durante seu primeiro mandato, a afinidade entre Trump e Jair Bolsonaro não resultou em grandes ganhos concretos para o Brasil, mas agora, com Lula, o cenário pode ser de maior tensão. 

ÚLTIMOS VÍDEOS

TOP VÍDEOS