Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Candidato presidencial colombiano é operado após atentado a tiros; Brasil condena ato
Publicado 08/06/2025 • 08:12 | Atualizado há 2 semanas
Após investir bilhões em uma “equipe dos sonhos” de IA, Zuckerberg precisa entregar resultados aos acionistas da Meta
Tesla assina o primeiro acordo para construir a maior usina de energia a bateria em larga escala da China
“Dia de trabalho infinito”: funcionários estão exaustos, aponta relatório Microsoft
Membro do Fed, Waller, diz que banco central pode cortar taxas já em julho
Meta procurou a Perplexity antes de fechar acordo com a Scale AI
Publicado 08/06/2025 • 08:12 | Atualizado há 2 semanas
KEY POINTS
Wikicommons
O senador Miguel Uribe, de 39 anos, está ‘lutando por sua vida’, disse a esposa do pré-candidato à presidência da Colômbia pelo partido conservador Centro Democrático, neste domingo (8).
No sábado (7), o candidato estava falando com apoiadores na capital quando um atirador o atingiu duas vezes na cabeça e uma no joelho antes de ser detido. Um segurança conseguiu deter o suspeito do ataque, um menor de idade que se acredita ter 15 anos.
Uribe foi levado de helicóptero para o hospital em “estado crítico” e passou por um procedimento “neurocirúrgico” e “vascular periférico”, confirmou a Clínica Santa Fé em Bogotá.
“Miguel está lutando nesses momentos de sua vida. Pedimos a Deus que guie as mãos dos médicos que o estão atendendo. E peço para nos unirmos em uma rede de orações pela vida de Miguel”, escreveu María Claudia Tarazona, esposa de Uribe, na página do candidato no X no domingo.
Depois da cirurgia que se estendeu por mais de três horas, seu estado continuava crítico, segundo Tarazona. Imagens do local do tiroteio mostraram Uribe caído contra o capô de um carro branco, coberto de sangue, enquanto um grupo de homens tentava segurá-lo e estancar o sangramento.
Leia também:
Colômbia solicita entrada no banco dos Brics e desafia influência dos EUA na América Latina
O suspeito ficou ferido na confusão e estava recebendo tratamento, disse o diretor da polícia Carlos Fernando Triana.
Outras duas pessoas – um homem e uma mulher – também foram feridas, e uma arma de fogo do tipo Glock foi apreendida.
“Nossos corações estão partidos, a Colômbia está sofrendo,” disse Carolina Gomez, uma empresária de 41 anos, à AFP enquanto orava com velas pela saúde de Uribe.
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil emitiu um comunicado neste domingo (8) condenando o ataque e expressando solidariedade ao senador e sua família. O texto também elogia a rápida prisão do suspeito pela polícia.
Veja o comunica na íntegra:
“O governo brasileiro condena firmemente o ataque contra o senador Miguel Uribe Turbay, em Bogotá, na Colômbia, no final da tarde de ontem (7). Ao expressar sua solidariedade ao senador e a sua família e desejos de pronta recuperação, o Governo brasileiro manifesta seu mais veemente repúdio a qualquer forma de violência política. O Brasil saúda a pronta detenção do suspeito pelas autoridades colombianas e confia na plena apuração do caso”.
O motivo do ataque ainda não é conhecido publicamente. O ministro da Defesa da Colômbia, Pedro Sanchez, prometeu usar todas as capacidades das forças de segurança e ofereceu uma recompensa de cerca de US$ 725 mil (aproximadamente R$ 3,6 milhões ) por informações sobre quem estava por trás do tiroteio.
Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o presidente Gustavo Petro também prometeu investigações para encontrar os responsáveis pelo “dia de dor”.
“O que mais importa hoje é que todos os colombianos concentrem a energia de nossos corações, com nossa vontade de viver… em garantir que o Dr. Miguel Uribe permaneça vivo.”
Em uma declaração anterior, Petro condenou a violência como “um ataque não apenas contra sua pessoa, mas também contra a democracia, a liberdade de pensamento e o legítimo exercício da política na Colômbia.”
O tiroteio foi igualmente condenado por todo o espectro político e do exterior, com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, chamando-o de “uma ameaça direta à democracia.”
Mas Rubio também apontou o dedo a Petro, alegando que o ataque foi o “resultado da retórica violenta de esquerda vinda dos mais altos níveis do governo colombiano.”
“O presidente Petro precisa moderar a retórica inflamada e proteger os oficiais colombianos,” disse o principal diplomata dos EUA.
Uribe, um crítico ferrenho de Petro, é membro do partido Centro Democrático, que anunciou em outubro passado sua intenção de concorrer à presidência em 2026.
As autoridades disseram que não houve ameaça específica feita contra o político antes do incidente. Como muitas figuras públicas na Colômbia, Uribe tinha proteção pessoal próxima.
O país abriga vários grupos guerrilheiros armados, cartéis poderosos e tem uma longa história de violência política.
Uribe é filho de Diana Turbay, uma famosa jornalista colombiana que foi morta após ser sequestrada pelo Cartel de Medellín de Pablo Escobar.
Um de seus avôs foi o presidente Julio Cesar Turbay, que governou o país de 1978 a 1982.
Apoiadores se reuniram do lado de fora do hospital em Bogotá, acendendo velas e segurando crucifixos enquanto rezavam por sua recuperação.
O partido de Uribe disse em uma declaração no sábado (7) que um “indivíduo armado” havia atirado no senador pelas costas.
O líder do partido, o ex-presidente Álvaro Uribe, descreveu o tiroteio como um ataque contra “uma esperança para o país.”
Miguel Uribe – que não é parente de Álvaro – é senador desde 2022. Ele já atuou como secretário de governo de Bogotá e vereador da cidade.
Ele também concorreu à prefeitura da cidade em 2019, mas perdeu aquela eleição.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Após investir bilhões em uma "equipe dos sonhos" de IA, Zuckerberg precisa entregar resultados aos acionistas da Meta
União Europeia vê indícios de violação de acordo com bloco por parte de Israel, diz documento
Acionistas processam Apple por supostamente exagerar nos progressos em IA
Adeus, novelas? Futebol vira maior paixão dos brasileiros na TV
Setor imobiliário da China enfrenta crise prolongada. População em declínio agrava o cenário