Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Chefe do Hezbollah diz que grupo “agirá como bem entender” no conflito entre Irã e Israel
Publicado 19/06/2025 • 17:04 | Atualizado há 7 meses
Comcast tem trimestre misto e pressão na banda larga afeta negócios
Tarifas não travam Toyota, que bate recorde de vendas globais em 2025
Gigante global: fundo da Noruega bate recorde e lucra US$ 1,38 trilhão em 2025
Ações da ASML sobem 7% com boom de IA, pedidos recordes e projeção forte para 2026
Robôs humanoides fabricados na China miram mercados do Oriente Médio e dos Estados Unidos
Publicado 19/06/2025 • 17:04 | Atualizado há 7 meses
KEY POINTS
Menahem KAHANA /AFP
Boicote ao discurso do premiê israelense evidencia isolamento diplomático e tensões sobre Gaza.
O líder do Hezbollah, Naim Qassem, afirmou nesta quinta-feira (19) que o grupo militante “agirá como bem entender” em resposta à guerra em curso entre seu principal apoiador, o Irã, e Israel.
Em um comunicado, Qassem afirmou que o Hezbollah “não era neutro” no conflito entre as duas superpotências regionais, afirmando que o grupo “agirá como bem entender diante desta brutal agressão israelense-americana”.
O grupo condenou os ataques de Israel ao Irã quando o conflito eclodiu na sexta-feira (13), mas não disse nada sobre intervir em apoio a Teerã.
O Hezbollah sofreu perdas devastadoras em sua guerra contra Israel no ano passado, que terminou com um acordo de cessar-fogo em novembro.
De acordo com o acordo de cessar-fogo, o Hezbollah deve retirar seus combatentes para o norte do rio Litani, a cerca de 30 quilômetros da fronteira israelense, deixando o exército libanês e as forças de paz das Nações Unidas como os únicos grupos armados na área.
Leia mais
Acompanhe em tempo real a cobertura do conflito entre Israel e Irã
Trump tomará decisão sobre guerra com Irã ‘dentro das próximas duas semanas’
Israel é obrigado a retirar totalmente suas tropas, mas as mantém em cinco locais no Líbano que considera “estratégicos”.
Apesar do cessar-fogo em curso, Israel realizou repetidos ataques no Líbano, que, segundo ele, continuarão até que o Hezbollah seja desarmado.
O comunicado ocorreu após o enviado especial dos EUA para a Síria, o diplomata Tom Barrack, alertar o Hezbollah contra o envolvimento na guerra.
Barrack, que também é embaixador dos EUA na Turquia, está em sua primeira visita a Beirute, onde se encontrou com autoridades libanesas de alto escalão, incluindo o presidente do parlamento, Nabih Berri, um aliado do Hezbollah.
“Posso dizer, em nome do presidente (Donald) Trump… que seria uma decisão muito, muito, muito ruim”, disse Barrack após seu encontro com Berri, respondendo a uma pergunta sobre qual seria a posição dos EUA sobre qualquer envolvimento do Hezbollah na guerra.
Barrack também se encontrou com o primeiro-ministro do Líbano, Nawaf Salam, que expressou o “compromisso do Líbano com a escolha da segurança e estabilidade e a rejeição de ser arrastado para a guerra em curso na região”.
Ele também pediu ao enviado dos EUA “que ajude o Líbano a pressionar Israel por sua retirada completa dos territórios libaneses ocupados”.
O Líbano também intensificou recentemente os esforços para desarmar grupos militantes palestinos, que por décadas estiveram no comando dos campos de refugiados palestinos no país.
Em uma declaração compartilhada pela presidência libanesa após seu encontro com Barrack, o presidente Joseph Aoun afirmou que “as comunicações estão em andamento para atingir a meta de monopólio de armas tanto no nível libanês quanto no palestino, e se intensificarão após o retorno da estabilidade… à região”.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Caso Master: investimento de Vorcaro no futebol vai do Atlético-MG aos direitos de transmissão
2
Renovação automática e gratuita da CNH vale para idosos? Entenda as regras
3
“O fim de um ciclo”: fundadores da Growth Supplements comentam saída
4
Anvisa libera cultivo de cannabis e pode impulsionar mercado bilionário no Brasil
5
Acareação do Banco Master: Defesa denuncia vazamentos enquanto Banco Central detalha intervenção e falta de liquidez